Sede Assassina (“To Catch a Killer”)

O diretor argentino Damián Szifron do excelente “Relatos Selvagens” faz seu primeiro filme em língua inglesa e surpreende mais uma vez, por ser aqui um policial raíz sem a necessidade de grandes enigmas ou artifícios narrativos, confiando numa boa história e personagens muito bem desenhados.

Na véspera de ano novo um assassino mata a tiros de sniper quase 30 pessoas aparentemente aleatórias. O FBI entra no caso e o agente Lammark (Ben Mendelsohn de “A Filha do Rei do Pântano”) recruta uma policial comum, Eleanor (Shailene Woodley de “Ferrari”) por acreditar que ela tem uma afinidade psicológica que pode decifrar a motivação e o paradeiro do assassino, quando na verdade ela é depressiva e suicida. Eles precisam capturar o vilão antes que ele repita o massacre.

O que se vê ao longo do desenvolvimento da história é puro suco do gênero: os procedimentos de coleta de pistas, algumas levando a lugares errados, uma pressão imensa em cima dos agentes, politicagem, gente querendo atrapalhar, puxada de tapete, e um quebra-cabeças que nem chega a ser o elemento principal da história, mas sendo montado com inteligência entre roteiro e personagens.

É como se o caso fosse um pretexto para a ótima interpretação da dupla de protagonistas em tela: Shailene Woodley encarna alguém cuja vida é um fardo e tenta na força policial uma forma de escapismo. Ela está brilhante como alguém no fundo do poço, sem apelar para exageros. Ben Mendelsohn está clássico e tem um plot twist pessoal que faz toda a diferença na narrativa, mostrando sempre sua forte presença.

Por isso que, apesar do terceiro ato ter um interessante clímax, a relevância maior é mais pelo que acontece no desfecho dos protagonistas do que necessariamente com a resolução do caso, mesmo que, é claro, seja o motor da história.

Sede Assassina” é um filme sobre pessoas e seu diretor soube muito bem fazer a história se prestar ao desenvolvimento dos personagens do que o seu inverso. Recomendado!

Ficha Técnica:

Elenco:
Shailene Woodley
Ben Mendelsohn
Jovan Adepo
Ralph Ineson
Richard Zeman
Dusan Dukic
Jason Cavalier
Nick Walker
Darcy Laurie
Mark Camacho
Frank Schorpion

Direção:
Damián Szifron

História e Roteiro:
Damián Szifron
Jonathan Wakeham

Produção:
Ezequiel Capaldo
Stuart Manashil
Eugenia Molina
Aaron Ryder
Vindhya Sagar
Damián Szifron
Shailene Woodley

Fotografia:
Javier Julia

Trilha Sonora:
Carter Burwell

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme