[youtube XtiG1oXybIY]
Uma continuação para o fraco “Se Eu Fosse Você” feito em 2006 pelo novelesco Daniel Filho seria totalmente desnecessária, certo? Nem tanto. A premissa é a mesmíssima do filme anterior, mas vendo por outro ângulo, é algo novo, pois trocar de corpos pela segunda vez permite que ambos os personagens raciocinem mais em cima das possibilidades que isso oferece.
Bem, com o primeiro ato mais fraco que os outros, Tony Ramos e Glória Pires voltam, dois anos depois, às vias de um divórcio, num fraco argumento que mostra que as lições do passado não foram aprendidas. Mais fraco ainda é o argumento que faz os dois trocarem (e destrocarem) de corpos, algo sem pé nem cabeça. E pior é o erro brutal de interpretação cometido pela dupla com Daniel Filho fazendo vista grossa: Helena na pele de Glória Pires sempre é mostrada como uma mulher forte e independente. Porém, assim que ela ‘passa‘ para o corpo de Tony Ramos, ele a retrata como uma pessoa frágil e emotiva. Isso poderia destruir a narrativa.
Mas quem engolir isso, aí sim, vai se divertir. Porque a dinâmica dos dois é divertidíssima e o roteirista parece ter preenchido os dois últimos atos com situações muito mais dinâmicas e interessantes do que no primeiro filme. Também ao contrário do antecessor, aqui os coadjuvantes funcionam com perfeição, principalmente a ponta de Chico Anysio (retratado nos créditos pelo seu nome correto Francisco) que mostra porque sempre será o rei da comédia.
Ainda há o destaque para a bela trilha sonora do DJ Memê e para a fotografia de Nonato Estrela, a qual fez o diretor Daniel filho definitivamente subir um nível. Assim, “Se Eu Fosse Você 2” ganha fôlego nos dois últimos atos, fazendo com que o público possa sair do cinema com plena satisfação ou quase isso. E é isso que importa, além de ser melhor do que a primeira parte (coisa nada difícil).
[rating:3]
Ficha Técnica
Elenco:
Glória Pires
Tony Ramos
Cássio Gabus Mendes
Marcos Paulo
Maria Luísa Mendonça
Adriane Galisteu
Vivianne Pasmanter
Isabelle Drummond
Ary Fontoura
Bernardo Mendes
Maria Gladys
Chico Anysio
Carlos Bonow
Direção:
Daniel Filho
Produção:
Iafa Britz
Marcos Didonet
Vilma Lustosa
Walkiria Barbosa
Daniel Filho
Fotografia:
Nonato Estrela
Trilha Sonora:
DJ Memê