Saturday Night – A Noite que Mudou a Comédia (“Saturday Night”)

Em 1975, uma revolução na comédia aconteceu quando estreou o programa Saturday Night, o qual é feito ao vivo e, por isso passo a ter a sigla SNL (Saturday Night Live). O programa existente até hoje conta com a nata dos comediantes americanos e desde o início, idealizado e produzido por Lorne Michaels, promoveu o riso do politicamente incorreto.

O primeiro programa teve ícones do humor como Chevy Chase, Jim Belushi, George Carlin e Dan Aykroyd, além da participação do eterno Andy Kaufman, e foi o primeiro programa a dar espaços para as mulheres humoristas, como Gilda Radner e Jane Curtin.

O filme, dirigido por Jason Reitman (“O Favorito”) reconstitui os 90 minutos anteriores ao primeiro programa, passando-se quase em tempo real onde elenco, produtores e equipe se encontram num momento quase que catártico e anárquico com tudo dando errado faltando pouco para o lançamento (lembrando que o programa é ao vivo).

Quase toda a história é enquadrada pelo ponto de vista de Lorne Michaels, interpretado por Gabriel LaBelle (“Os Fabelmans”), o qual tem a função de fazer o programa funcionar, desde ajustar toda a parte técnica, ser responsável pelas esquetes com os escritores, fazer tudo caber no tempo proposto e, principalmente, a difícil tarefa de lidar com o elenco.

O primeiro destaque do filme vai para a coreografia, onde o set e os atores precisam estar exatamente em suas marcas para que no momento certo, a ação correta aconteça, já que as cenas são gravadas para se encaixar numa sequência de tempo real. Todo o caos instalado foi meticulosamente calculado para dar a impressão de balbúrdia.

Outro destaque são as ótimas caracterizações do elenco, nem tanto pela aparência física (alguns sim), mas pelas ótimas atuações e vindas de artistas jovens e nem tão conhecidos do grande público. Fica até difícil destacar algum, pois o diretor de casting conseguiu a proeza de ter o time equilibrado, inclusive no tempo de tela.

Para o cinéfilo brasileiro, este é um filme de nicho, já que vai fundo numa parte da cultura americana que nem todo mundo conhece por aqui, mas que foi inspiração para programas revolucionários desde TV Pirata nos anos 80 até o Porta dos Fundos, mais recentemente.

Saturday Night” é divertido, dinâmico, com ótima direção e atuações e para quem conhece o SNL, um prato cheio.

Curiosidades:

  • Dan Aykroyd foi o único membro do SNL original que leu o script do filme.
  • No dia do lançamento do programa Lorne Michaels tinha 31 anos, enquanto nas filmagens o ator que o interpreta, Gabriel LaBelle, tinha 21 anos.
  • Logo no início do filme um personagem diz para o diretor de arte que ele não vai durar 2 semanas no programa. É uma piada interna, pois o diretor de arte Leo “Akira” Yoshimura é a única pessoa que faz o programa desde seu lançamento até o presente momento.
  • Muitos dos ensaios vistos no filme só se transformaram em quadros na TV anos depois, como Dan Aykroyd fazendo o papel de garoto de programa.
  • Lamorne Morris, de “Sansy Wexler”, interpreta o comediante Garrett Morris. Apesar do sobrenome igual, eles não são parentes. Porém a semelhança física é tão grande que, quando criança, Lamorne dizia brincando ser filho de Sansy.
  • O compositor do filme Jon Babtiste, contratou parte da banda do SNL para tocar a trilha sonora.
  • Em todo o elenco há 2 atores que já foram hosts do SNL: Willem Dafoe e J.K. Simmons.

Ficha Técnica:

Elenco:
Gabriel LaBelle
Rachel Sennott
Cory Michael Smith
Ella Hunt
Dylan O’Brien
Emily Fairn
Matt Wood
Lamorne Morris
Kim Matula
Nicholas Braun
Cooper Hoffman
Andrew Barth Feldman
Presley Coley
Justin Matthew Smith
Grace Barlow
Leander Suleiman
Taylor Gray
Mcabe Gregg
Abraham Hsu
Parker Wierling
Corinne Britti
Nicholas Podany
Rowan Joseph
Kirsty Woodward
Robert Wuhl
Drew Scheid
James Logan
Tommy Dewey
Catherine Curtin
Jon Batiste
Brian Welch
Willem Dafoe
Paul Rust
Matthew Rhys
Naomi McPherson
J.K. Simmons

Direção:
Jason Reitman

História e Roteiro:
Gil Kenan
Jason Reitman

Produção:
Jason Blumenfeld
Gil Kenan
Jason Reitman
Peter Rice

Fotografia:
Eric Steelberg

Trilha Sonora:
Jon Batiste
Lisbeth Scott

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme