Os altos e baixos das carreiras de Hollywood. Quem diria que Eddie Murphy, o qual vinha amargando fracassos nos últimos anos como “O Grande Dave”, seria apenas um coadjuvante menor nessa nova comédia cujo protagonista de verdade é Ben Stiller (“O Solteirão”) é um gerente de um flat de luxo e que, depois de levar um calote de um dos milionários inquilinos e ser demitido, decide roubar o dinheiro do magnata com ajuda de seus comparsas.
Como se fosse uma versão meio besteirol da trilogia “Onze Homens e Um Segredo”, a produção acompanha nossos desastrados heróis durante todo o planejamento e execução do roubo, inclusive com a já famosa reviravolta no final. Nada surpreendente, diga-se de passagem.
Stiller faz o papel de sempre, enquanto quem se destaca é Mathew Brotherick (que recentemente fez uma ponta em “Noite de Ano Novo”) como um tímido milionário falido e, é claro, o próprio Eddie Murphy que com sua fala rápida e cheio de caras e bocas que lhe são peculiares, faz o que pode com o pouco tempo que lhe é dado. Não dá pra negar que o filme provoca boas risadas. Porém se devem mais pelo carisma dos personagens e pelas situações isoladas, como esquete de um humor televisivo, do que pela coerência de um roteiro bem delineado. Pra piorar a situação, o diretor Brett Ratner (“A Hora do Rush 3”) deve ter ficado sem dinheiro próximo ao final, visto que simplesmente faz uma edição no último minuto que deixa a história com cara de mal acabada, certamente frustrando o espectador.
“Roubo nas Alturas” parece ser uma brincadeira menos dos estúdios de Hollywood, mas que, ainda assim juntou um elenco estrelar que talvez tenha se divertido mais do que tenha divertido o público. Comédia despretensiosa que serve pra matar um tédio profundo, mas nada mais.
Ficha Técnica
Elenco:
Ben Stiller
Eddie Murphy
Alan Alda
Téa Leoni
Matthew Broderick
Casey Affleck
Michael Peña
Gabourey Sidibe
Marcia Jean Kurtz
Juan Carlos Hernández
Ty Jones
Peter Van Wagner
Stephen Henderson
Nina Arianda
Judd Hirsch
Robert Downey Sr.
Direção:
Brett Ratner
Produção:
Brian Grazer
Eddie Murphy
Fotografia:
Dante Spinotti
Trilha Sonora:
Christophe Beck