Historinha manjada do jovem Billy (Emory Cohen de “Blue Bayou”) que, após tragédia pessoal, se revolta e vai parar num sistema de correção para jovens delinquentes que se mostra ainda mais nocivo para eles, comandado pelo pulso firme Montgomery (John Leguizamo de “O Recepcionista”).
O roteiro tenta dar uma cartada – como se fosse uma reviravolta – escondendo qual foi a tal tragédia de Billy, mas em menos de meia hora se torna tão óbvio que parece perda de tempo os diversos artifícios que a produção faz para esconder.
Cohen está muito bem como o estereótipo de revoltado contra o sistema, mas como acabamos de descrever, o papel foi simplesmente um “copia e cola” do estereótipo que sempre existe em filmes do gênero, seja como coadjuvante ou protagonista, de modos que não há nada de novo no front.
Inclusive todos os lugares comuns desse tipo de história estão lá: o novo amigo mais frágil do lugar, o qual nosso anti-herói trata de defendê-lo, a enfermeira tão problemática quanto os demais (Heather Lind de “Demolição”), os meninos que fazem o bullying, o guarda carniceiro, a mão que se culpa (Felicity Huffman de “Cake: Uma Razão Para Viver”), e a lista não para.
Mais esquisito é a virada de chave do protagonista bem no finalzinho, como tivesse uma epifania. Funciona dentro do contexto, mas uma análise mais profunda torna a tocante cena final meio difícil de engolir.
“Roubando Carros” é um dos títulos que menos tem a ver com a essência do filme, apesar de Billy roubar uns dois carros (e é a tradução exata do título original em inglês), e ainda não traz novidades quanto ao tipo de drama que mostra, com artifícios emocionais previsíveis, fazendo no máximo com que o espectador tente simpatizar com o elenco. Esquecível.
Curiosidade:
– Os pais de Billy são interpretados por Felicity Huffman e William H. Macy que são casados na vida real.
Ficha Técnica
Elenco:
Emory Cohen
John Leguizamo
Paul Sparks
Heather Lind
Mike Epps
Al Calderon
Jeff Lima
Leopold Manswell
Felicity Huffman
William H. Macy
Grace Van Patten
Deema Aitken
Tariq Trotter
Chance Kelly
David H. Holmes
Chris Caldovino
Paul Borghese
Direção:
Bradley Kaplan
Produção:
Dan Keston
Rachel Winter
Fotografia:
Martin Ahlgren
Trilha Sonora:
Phil Mossman