[youtube R8tVhUFJ1Js]
Com um dos inícios mais chatos de todos os tempos, “Romance” se baseia no aclamado conto de Tristão e Isolda para contar a história de um casal que se conhece no teatro, apaixona-se, separa-se e se reencontra três anos mais tarde. Ele (Wagner Moura) como um diretor e ela (Letícia Sabatella) como a atriz principal de um especial de TV justo sobre um conto moderno e Nordestino (nosso cinema adora isso) sobre Tristão e Isolda.
O filme começa a engrenar a partir do segundo ato e se destaca pelas participações engraçadíssimas de José Wilker (sim, aqui ele está muito bem) e do sempre ótimo Marco Nanini. Moura está ótimo e honesto, enquanto Sabatella parece um pouco deslocada, afinal de contas o roteiro força uma barra imensa emulando um pseudo romance com o personagem canalha de Vladimir Brichta, o ator que interpreta Tristão no especial.
Apesar das referências ao amor infeliz que tem um conteúdo profundo, os diálogos exageram nas declamações teatrais, o que soa artificial demais. Mesmo com uma solução infantil para resolução dos problemas colocados no filme (erro de continuidade ninguém merece – assistam para saberem o motivo) e a fraca trilha sonora de Caetano Veloso (sua ex-esposa e produtora Paula Lavigne ainda não se tocou que ele não funciona muito bem no cinema), seus últimos minutos contém uma sacada sensacional que quase faz o espectador esquecer como tudo começou. Como todo romance, esse também tem seus momentos.
[rating:2.5]
Ficha Técnica
Elenco:
Wagner Moura
Letícia Sabatella
Andréa Beltrão
Vladimir Brichta
José Wilker
Marco Nanini
Edmilson Barros
Bruno Garcia
Tonico Pereira
Direção:
Guel Arraes
Produção:
Paula Lavigne
Fotografia:
Adriano Goldman
Trilha Sonora:
Caetano Veloso