Roman J. Israel (“Roman J. Israel, Esq.”)

https://www.youtube.com/watch?v=en0ITCzPuws

Se o vencedor do Oscar Gary Oldman foi praticamente um exército de um homem só em “O Destino de Uma Nação”, Denzel Washington de “Um Limite Entre Nós” faz o mesmo aqui.

Ele é o Roman do título, um advogado que – apesar do filme não explicitar – tem um leve grau de autismo, provavelmente uma Síndrome de Asperger, que o faz sempre tendenciar seu raciocínio para o sentido literal das palavras, é inconveniente com seu modo de falar e é um gênio com uma memória que decora tudo o que lê. Isso nunca havia sido problema porque ele sempre ficava nos bastidores, mas quando seu sócio vem a falecer e o escritório de advocacia é incorporado pelo ambicioso advogado George (Colin Farrell de “O Estranho que Nós Amamos”), Roman tem que se expor e começa a tomar atitudes que podem culminar numa espiral de autodestruição.

O diretor Dan Gilroy de “O Abutre” jogou todas as suas fichas em Denzel Washington e acabou prestando menos atenção à trama em si. Resultado: Washington brilha tanto que se torna a obra em si, sempre natural ao incorporar um personagem tão complexo. Por outro lado, a narrativa fica engessada, sempre dependente do protagonista e não tendo um rumo próprio. Os próprios coadjuvantes parecem mais uma conveniência de roteiro do que parte orgânica da narrativa.

Não deixa de ser interessante a analogia que o filme faz entre os conflitos internos do distúrbio social de Roman e as revoltas e protestos de minorias que remontam desde Martin Luther King. Tanto que o mestre James Newton Howard (“Operação Red Sparrow”) foca sua trilha sonora em acordes da black music dos anos 70, da disco ao funk, e inclui músicas com grandes ícones como Marvin Gaye, Bill Evans, The Spinners, entre outros.

Roman J. Israel” é Denzel Washington mostrando porque ele é um ícone da atuação, ao mesmo tempo em que sua sensacional performance acaba ofuscando os demais elementos da obra.

Curiosidades:

– Denzel Washington tinha uma falha nos dentes da frente que corrigiu logo que saiu da faculdade. Para esse papel, ele removeu a correção no dentista e por isso seus dentes da frente aparecem levemente separados. Isso é que é comprometimento!
– Há uma cena em que Roman diz que teve que ser forçado a sair do útero da mãe com uma pinça médica. Esse procedimento pode causar distúrbios mentais (inclusive pode explicar a sua condição) e não é mais recomendado aos obstretas.

Ficha Técnica

Elenco:
Denzel Washington
Colin Farrell
Carmen Ejogo
Lynda Gravatt
Amanda Warren
Hugo Armstrong
Sam Gilroy
Tony Plana
DeRon Horton
Amari Cheatom
Vince Cefalu
Tarina Pouncy
Nazneen Contractor
Niles Fitch
Jocelyn Ayanna

Direção:
Dan Gilroy

Produção:
Todd Black
Denzel Washington

Fotografia:
Robert Elswit

Trilha Sonora:
James Newton Howard

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram