Regras Não Se Aplicam (“Rules Don’t Apply”)

Lembro de ter saído de “Star Wars – A Ascenção Skywalker” traumatizado. Com quase tudo. Mas dentre os vários elementos desequilibrados da produção, um chamava a atenção desde o primeiro segundo até o último: a péssima edição. Era praticamente impossível que um quadro de cena durasse mais do que 30 segundos e já se cortava para outro, como se o filme estivesse todo picotado.

Quando acabei de ver “Regras Não Se Aplicam”, fique ainda mais traumatizado e fiz questão de verificar se os editores eram os mesmos (não eram). É uma história que envolve o magnata Howard Hughes (Warren Beatty, que reaparece após quase 25 anos, desde “Ricos, Bonitos e Infiéis” de 2001” e ainda é o diretor).

Só que não é bem sobre ele, mas sobre um de seus motoristas, Frank (Alden Ehrenreich que fez outra bobagem em Star Wars com “Solo”) e uma das diversas atrizes que Howard contratava para suas produções, Marla (Lily Collins de “MaXXXine”), já que eles mantêm uma relação complicada, pois de um lado Frank tem uma noiva e do outro, é proibido a relação entre motoristas e atrizes.

Só que esse fiapo de história literalmente desaparece na bagunça que é esta produção. É como se tivessem feito um filme de 10 horas, mas o estúdio pediu para reduzir para 2 horas. A edição é enlouquecida e possuída pelo demônio, pois não consegue se manter numa cena por 10 segundos, impedindo qualquer tipo de absorção pela parte do espectador. Vai, inclusive, mesclando subtramas sem qualquer nexo ou vínculo com o que acabara de passar.

Se não fosse suficiente, a própria história e a dinâmica entre os personagens é caricata e chata. Aliás, a maioria dos personagens são chatos com exceção do próprio Howard Hughes que, personificado por Warren Beatty é talvez a única coisa que valha a pena acompanhar e também é um dos poucos momentos em que o editor descansa um pouco.

Regras Não Se Aplicam” é um porre misturado com pau de dar em doido porque ninguém se entende nesse filme. Fica a dica: se beber, não dirija (um filme).

Curiosidades:

  • Um dos produtores, Steve Bing, cometeu suicídio em 2020. Esse foi o último filme que produziu e um de sus grandes fracassos. Aliás, o filme tem 16 produtores.
  • Os personagens principais, com exceção de Howard Hughes, são fictícios.
  • No período das filmagens Warren Beatty tinha 79 anos, enquanto Howard Hughes faleceu com 70 anos.
  • O único filme de Warren Beatty que não recebeu nenhuma indicação ao Oscar.

Técnica:

Elenco:
Alden Ehrenreich
Lily Collins
Matthew Broderick
Annette Bening
Candice Bergen
Taissa Farmiga
Warren Beatty
Alec Baldwin
Steve Coogan
Ed Harris
Amy Madigan
Martin Sheen
Hart Bochner
Paul Sorvino
Louise Linton
Haley Bennett

Direção:
Warren Beatty

História e Roteiro:
Warren Beatty
Bo Goldman

Produção:
Warren Beatty
Steve Bing
Ron Burkle
Molly Conners
Frank Giustra
Sarah E. Johnson
William D. Johnson
Jonathan McCoy
Arnon Milchan
Steven Mnuchin
Sybil Robson Orr
James Packer
Brett Ratner
Terry Semel
Jeffrey Soros
Christopher Woodrow

Fotografia:
Caleb Deschanel

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − cinco =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.