Muito bonitinho, mas bem chatinho. Talvez seja culpa do comediante de stand up Aziz Ansari (“É o Fim”) que há anos virou ator de esquetes, passou a ser roteirista, depois ator de filmes e agora estréia na direção, escreve e protagoniza essa produção.
Ele é Arj que tem uma vida dura, mas nem tanto. Inclusive foi recém-demitido do emprego de assistente de um milionário Jeff (Seth Rogen de “Dinheiro Fácil”). Tudo isto está sendo observado pelo anjo atrapalhado e insatisfeito Gabriel (Keanu Reeves de “Com Quem Será?”).
Numa tentativa de ajudar a ver o quanto a vida de Arj merece ser vivida, ele troca a vida dela pela de Jeff e aí as confusões começam. Só que demora muito para começar e demora muito para acabar.
A essência do filme é espremida no meio dessa introdução e desfecho que, na cabeça do diretor, talvez deveriam servir para contextualizar a ação, mas acaba num ritmo monótono e, quando engrena tem risadas esparsas que revezam com um ou outro diálogo mais inteligente ou sacada mais esperta.
O bonitinho fica por conta de Keanu Reeves que faz comédia sendo um Keanu Reeves mais exagerado, o que não deixa de ser realmente engraçado e conta pontos como ícone que é.
O tema de troca de vida pode ser batido, mas caiu muito bem para ilustrar a luta de classes e que talvez seja a parte mais inteligente do roteiro, não fosse o próprio diretor que não soube capitalizar e entre inúmeros furos de narrativa, muitas vezes larga a mão e deixa os eventos se arrastarem.
Voltando a falar do elenco, Ansari e Rogen parecem eles mesmos fazendo a mesma graça de 10 anos atrás, enquanto o time feminino formado pelas talentosas Sandra Oh (“Umma”) e Keke Palmer (“Não! Não Olhe!”) parecem meramente figurativas.
“Quando o Céu se Engana” seria uma ótima comédia nas mãos de um diretor experimentado, mas não consegue se encontrar, muito menos resgatar a nostalgia do tema de troca de vida e a atualidade do tema de luta de classes.
Curiosidades:
- Keanu Reeves aqui faz o anjo Gabriel que é o antagonista de Constantine no universo das HQ’s cuja adaptação tem em seu protagonista o próprio Keanu Reeves.
- A idéia da sauna com banheira de gelo foi de Seth Rogen.
- A cena da dança de salsa só foi feita nas refilmagens.
- Durante as filmagens, Keanu Reeves caiu em seu trailer e fraturou o joelho, paralisando as filmagens por dias.
- Shoukath Ansari é o pai de Aziz Ansari no filme e na realidade.
- Todas as vozes dos robôs de delivery foram feitas pelo próprio Aziz Ansari.
Ficha Técnica:
Elenco:
Keanu Reeves
Aziz Ansari
Seth Rogen
Keke Palmer
Sandra Oh
Blanca Araceli
Joe Mande
Aditya Geddada
Alexander Jo
Kristen Henley
Shoukath Ansari
Stephen McKinley Henderson
Direção:
Aziz Ansari
História e Roteiro:
Aziz Ansari
Produção:
Aziz Ansari
Brady Fujikawa
Jon Humphrey
Anthony Katagas
Alan Yang
Fotografia:
Adam Newport-Berra
Trilha Sonora:
Carter Burwell





