Prova de Redenção (“Venuto al mondo”)

No Oscar sempre participam alguns dos melhores filmes, mas mesmo assim há muito lobby. Por outro lado, há filmes dignos de serem indicados que, por falta de articulação (leia-se dinheiro) passa despercebido.

Essa pérola fala sobre uma mulher de meia idade, Gemma (Penélope Cruz de “O Conselheiro do Crime”) que viaja para Sarajevo com o filho, a fim de encontrar um velho amigo, Gojco (Adnan Haskovic de “O Expresso do Amanhã”) e lá relembram o primeiro amor da vida dela, o fotógrafo Diego (Emile Hirsch de “O Grande Herói”). Paixão essa que tomou lugar em meio à guerra na Bósnia na década de 90. Ela confronta as memórias do auge e a degradação de seu relacionamento, juntamente com as descobertas que faz tantos anos depois.

O roteiro é de uma inteligência e sensibilidade ímpar. Ao mesmo tempo em que conta uma verdadeira história de amor, calcada em ações e emoções realistas, também fala de uma guerra muitas vezes escondida do grande público e, principalmente, vai desvendando o enigma do nascimento do filho de Gemma, bem como do destino de cada personagem num surpreendente desfecho.

O trio de protagonistas se sai muito acima de seu desempenho médio, sendo notáveis seus maneirismos na juventude e depois em seu crepúsculo. A maquiagem também faz milagres convencendo sem exageros que um mesmo ator interpreta suas versões jovem e velha. Além disso, a fotografia do italiano Gianfilippo Corticelli vai do épico ao minimalista sem nunca peder a classe e conta com uma condução perfeita do diretor Sergio Castellitto, responsável pelas transições visuais elegantes como as próprias idas e vindas cronológicas. Tanto que início e fim se conectam perfeitamente.

Baseado no livro homônimo de Margaret Mazzantini, “Prova de Redenção” é um dos melhores romances dos últimos anos e investe seu tempo para contar sua história sob vários ângulos. Todos acertados.

Curiosidade: O filho de Gemma no filme é o filho do diretor na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Penélope Cruz
Emile Hirsch
Adnan Haskovic
Saadet Aksoy
Pietro Castellitto
Mira Furlan
Jovan Divjak
Vinicio Marchioni

Direção:
Sergio Castellitto

Produção:
Sergio Castellitto
Roberto Sessa

Fotografia:
Gianfilippo Corticelli

Trilha Sonora:
Eduardo Cruz

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram