Projeto Extração (“Hidden Strike”)

Não sei se é na hora da tradução do chinês para o inglês, mas essas co-produções chinesas para o mercado americano parecem ter um roteiro todo remendado que se formos analisar friamente não faz o menor sentido. É como se no final do filme a gente até esquecesse como e porque chegaram lá.

Tem outra coisa em comum nessas produções: Jackie Chan. Ele meio que funciona como um embaixador e mesmo beirando os 70 anos, continua no gênero de ação destrambelhada, mesmo que a qualidade tenha diminuído. Basta ver seus filmes anteriores dessa linha como “Inimigo Mortal” e “Kung Fu Yoga”. Ambos – junto com “Projeto Extração” – têm efeitos especiais para lá de toscos, como se estivéssemos num vídeo game, pois tudo parece uma imensa tela verde com o elenco no meio.

Além disso, as histórias não têm pé nem cabeça, as cenas de luta beiram a caricatura, há um exército de figurantes que fazem sabe Deus o que, e a comédia é mal inserida, porque o senso de humor chinês quer misturar piadas com momentos tensos num timing que não se conecta. Dessa vez, de bônus, quem veio para acompanhar Chan foi John Cena (“Freelance”) que parece dizer “sim” para todo script que aparece em cima da sua mesa.

Chan é Dragon Duo (que nome é esse???) agente espacial que comanda uma evacuação de uma refinaria no deserto, devido ao ataque de terroristas. Cena é Chris que acredita estar fazendo a coisa certa ao sequestrar ônibus do comboio da refinaria junto o grupo de terroristas. Quando ambos descobrem estar sendo manipulados, eles se juntam e partem para o verdadeiro vilão.

A própria situação é confusa demais para se explicar, então o diretor Scott Waugh que fez uma bomba semelhante em “Os Mercenários 4” só deixa acontecer as cenas mais estapafúrdias e tenta em vão acertar uma química de humor entre Chan e Cena. Os dois atores têm um ótimo timing cômico, mas com esse roteiro, não conseguiram se encaixar. Até as gafes nas cenas pós créditos são mais engaçadas que as piadas do filme (e nem são tão melhores assim).

A cada 5 minutos, há um daqueles clichês batidos que passam pela tela e surtem efeito zero de profundidade da trama (que nem existe). “Operação Extração” só não afunda pela curiosidade de ver a dupla de protagonistas trabalhando juntos, mesmo que seja em uma bobagem.

A verdade é que como chinês, Jackie Chan tem que abrir o olho para não se queimar mais… ou curtir essa aposentadoria fazendo essas besteiras. Ele merece fazer o que quer.

Curiosidades:

  • No início das filmagens, houve uma tempestade que provocou um deslizamento de lama que interrompeu a gravação por dias.
  • Logo no início o filme menciona que se passa no deserto de Bagdá, no Iraque. Mas a estrada conhecida como “Estrada da Morte”, um dos cenários principais do filme, fica no Kuwait.
  • Há uma cena em que Jackie Chan imita um macaco. Coincidentemente Chan dubla um macaco na franquia “Kung Fu Panda”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jackie Chan
John Cena
Chunrui Ma
Wenli Jiang
Jia Xu
Jun Gong
Rima Zeidan
Minghao Hou
Pilou Asbæk
Amadeus Serafini

Direção:
Scott Waugh

História e Roteiro:
Arash Amel

Produção:
Hans Canosa
Esmond Ren
Chonglie Zhu

Fotografia:
Tony Cheung
Xiaobin Li
Yuan Peng
Guoliang Ren

Trilha Sonora:
Nathan Furst

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram