“Premonição” de 2000 com sua ótima premissa deu início a uma série de seqüências que são praticamente clones do original onde o que muda são as mortes. É como se a cada dois ou três anos, seus roteiristas fizessem uma competição pra ver quem elabora a morte mais peculiar. E segue exatamente a mesma trama:
1) Um grupo de jovens escapa de uma catástrofe mortal por conta de uma visão do protagonista;
2) A Morte ataca um a um provocando situações inexplicáveis que resultam na passagem dessa pra melhor, só que da pior maneira (ela nunca pensa num simples infarto, por exemplo);
3) Todo mundo morre no final.
E não é fácil ver quatro seqüências contando a mesma história. “Premonição 5”, entretanto, tem alguns diferenciais que o tornam talvez o melhor logo atrás do original. Em primeiro lugar, o acidente – que dessa vez acontece com a queda de uma ponte – dá origem a uma ótima e inventiva espiral de mortes, as mais violentas e gráficas possíveis. Coisa que os anteriores já estavam devendo. A cena do treino de ginástica consegue combinar nervos a flor da pele do espectador com uma morte chocante, talvez a melhor de todo o filme. Além do que, os efeitos especiais estão cada vez mais convincentes.
O senso de humor, o qual levou a alguns dos filmes da série descambarem para o puro terrir ao invés de terror, dessa vez é bem dosado. Existe, mas em momento nenhum atrapalha o cerne principal. E finalmente, mesmo tendo o ator Tony Todd aparecendo em quase todas as produções da série, mas que pouco funciona como fio condutor, sendo apenas uma cara conhecida, finalmente esta é uma seqüência que faz uma ligação inteligente e surpreendente com o original. É como a cereja do bolo.
“Premonição 5” é sim mais do mesmo. Mas para os fãs de terror, principalmente do gore, tai um prato cheio com tensão e humor na medida certa, principalmente para quem já vem acompanhando a saga onde pelo visto, o personagem principal é a doce e invisível morte.
Ficha Técnica
Elenco:
Nicholas D’Agosto
Emma Bell
David Koechner
Tony Todd
Courtney B. Vance
Jacqueline MacInnes Wood
P.J. Byrne
Ellen Wroe
Direção:
Steven Quale
Produção:
Craig Perry
Fotografia:
Brian Pearson
Trilha Sonora:
Brian Tyler