http://www.youtube.com/watch?v=Dtzp2u46Nbk
“Pompéia” é tudo o que “Hércules” quis ser, mas foi incompetente demais pra atingir. Mas não se engane. Não é nada espetacular, mas apenas uma ótima diversão.
No auge do império romano, o escravo Milo (Kit Harington de “Silent Hill – Revelação”) chega a Pompéia anos depois de ver sua filha massacrada pelo exército de Roma comandado por Corvus (Kiefer Sutherland de “Melancolia”). Lá ele encontra seu algoz, como também conhece seu interesse amoroso, a filha do prefeito, Cassia (Emily Browning de “Beleza Adormecida”, magérrima). Os destinos de todos vão se cruzar e terão que tentar escapar da fúria do vulcão que, sem aviso, entra em erupção de uma forma sem precedentes ameaçando toda a cidade da destruição.
Enésima produção a retratar o desastre real de Pompéia em 79 a.C, o cinema vem desde a década de 10 explorando o tema, tendo sua versão mais famosa feita em 1959 sob o título de “Os Últimos Dias de Pompéia”. Dirigido pelo duvidoso Paul W.S. Anderson acostumado a cometer crimes como “Resident Evil 5” e antecessores, dessa vez ele se segurou e fez um filme bem firme e coeso, mas logicamente com o caminhão de clichês típico de produções de amor em tempos medievais, mas que não prejudicam a diversão nem insultam a inteligência do espectador.
Os efeitos especiais são incríveis e não deixam a desejar pra nenhum filme catástrofe super produzido de Hollywood. E é até melhor que muitos, pois coloca uma interessante perspectiva de que para os iletrados e ignorantes da época, a destruição da sua cidade significava o próprio fim do mundo.
“Pompéia” poderia trazer um pouco mais de violência explícita para os fãs do gênero, podia dar uma maior complexidade à trama ou profundidade aos personagens. Entretanto compensa com doses cavalares de ação e nos momentos certos. Não há do que reclamar. Nem do final.
Ficha Técnica
Elenco:
Kit Harington
Carrie-Anne Moss
Emily Browning
Adewale Akinnuoye-Agbaje
Jessica Lucas
Jared Harris
Joe Pingue
Kiefer Sutherland
Currie Graham
Direção:
Paul W.S. Anderson
Produção:
Paul W.S. Anderson
Jeremy Bolt
Don Carmody
Robert Kulzer
Martin Moszkowicz
Fotografia:
Glen MacPherson
Trilha Sonora:
Clinton Shorter