Peter Pan & Wendy

Para quem chegou neste planeta agora e sequer viu qualquer adaptação do romance de J.M. Barrie, este filme pode parecer interessante e merece ser visto como tal. Entretanto, a melhor adaptação das últimas décadas foi feita em 2003 e se você já viu esta produção, pode dispensar qualquer outra (menos o desenho original da Disney de 1953).

Um pouco de cultura: A história original de Peter Pan foi criada por J.M. Barrie, um autor e dramaturgo escocês. A primeira aparição de Peter Pan aconteceu na peça de teatro “Peter Pan, or The Boy Who Wouldn’t Grow Up”, que estreou em 27 de dezembro de 1904 em Londres. Posteriormente, Barrie adaptou a peça em forma de romance, intitulado “Peter and Wendy”, publicado em 1911.

Neste filme, que é nada mais que uma espremida da franquia de um filme só da Disney – e que foi direto para o streaming – revivemos a história em que Peter Pan (o desconhecido Alexander Molony) leva Wendy (Ever Anderson de “Viúva Negra”) e seus irmãos para Terra do Nunca onde as crianças nunca crescem e vivem várias aventuras, principalmente ao enfrentarem a fúria do Capitão Gancho (Jude Law de “O Ritmo da Vingança”).

Como a Disney não economiza, o design de produção, figurino, e efeitos especiais são de primeira linha e provocam um espetáculo visual encantador, inclusive que deve convidar muitas crianças a gastarem ainda mais dinheiro nas suas atrações homônimas de seu parque de diversões. Ponto para eles.

Então o roteiro tenta fazer algo ousado e que deveria funcionar: estender a história dando um passado para o Capitão Gancho, além de entrar nos questionamentos sobre a vida adulta, mas com o passar dos eventos, essas subtramas vão ficando pela metade, nunca se aprofundando o suficiente para serem devidamente absorvida pelo público.

O diretor David Lowery que geralmente executa muito bem suas produções, como “A Lenda do Cavaleiro Verde”, pisou no freio e não conseguiu abraçar todas as possibilidades que roteiro entregou. Fica uma sensação de que muito tempo se passa para pouco conteúdo.

O fato do ator que interpreta Pan ser pouco carismático talvez para acentuar o protagonismo de Wendy também não ajuda. Jude Law faz o que pode e tem uma participação digna, inclusive talvez a melhor cena seja a última entre ele e Peter Pan.

Peter Pan & Wendy” tenta trazer algo novo para uma história muito batida, mas não avança em nenhuma das frentes, resultando no genérico que deve agradar um pouquinho somente a criança que pisa na Terra do Nunca pela primeira vez.

Curiosidades:

  • Jude Law comprou sorvetes para todas as crianças da produção no último dia das filmagens e pediu desculpas se alguém se assustou pela sua caracterização como Capitão Gancho.
  • O filme conta com o primeiro ator com Síndrome de Down a participar de um filme da Disney.
  • Lançado 70 anos depois da primeira adaptação da Disney em desenho animado.
  • Primeira adaptação em que o gancho do capitão fica do lado direito que é o mesmo da peça teatral original.

Ficha Técnica:

Elenco:
Alexander Molony
Ever Anderson
Jude Law
Alyssa Wapanatâhk
Jim Gaffigan
Joshua Pickering
Jacobi Jupe
Molly Parker
Alan Tudyk
Yara Shahidi
Florence Bensberg
Sebastian Billingsley-Rodriguez
Noah Matthews Matofsky
Caelan Edie

Direção:
David Lowery

História e Roteiro:
David Lowery
Toby Halbrooks

Produção:
Jim Whitaker

Fotografia:
Bojan Bazelli

Trilha Sonora:
Daniel Hart

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme