Esse terror cheio de boas intenções escorregou em duas cascas de banana imensas. A primeira é o gatilho da sinopse: Marina é uma garota sinistra que quer ficar amiga da patricinha da turma, Laura. Após se sentir enganada, ela se suicida e seu espírito passa a matar os amigos de Laura um a um.
Só que tem um detalhe: o suicídio dela é filmado pela própria, mas não há corpo. Daí ninguém questiona que tudo poderia ser uma farsa e ela é dada como morta. Calma, esse não é o ponto. O problema é que o enigma terá relação com o lugar onde ela morreu e o fato que a chave do mistério não é questionada em nenhum momento no início já é uma falha narrativa.
Engolindo essa, o desenvolvimento apresenta sustos e mortes medianas, mas que seguem um bom padrão, além de ter uma boa crítica sobre as redes sociais e seus relacionamentos, mostrando o número de amigos da protagonista Laura aumentando ou diminuindo de acordo com o que se desenrola na trama.
O elenco é desconhecido, mas os personagens têm uma boa performance para um gênero que necessita de pouco, e entregam exatamente o que lhes é pedido.
A segunda casca de banana é o calcanhar de Aquiles da maioria dos filmes de terror: como o mistério se resolve. Como vários exemplares do gênero, este é mais um caso onde a trama escala para um nível praticamente impossível de se escapar e daí de repente algo acontece e corta para o desfecho sem dar a mínima explicação ou mostrar alguma relação de causa e consequência. O pior é que dá para entender o final como aquela piada genuinamente sem graça que todos entenderam e não gostaram.
“Pedido de Amizade” é mais para fãs de terror, pois tem até alguns bons momentos, mas os roteiristas se embananam no início e pioram tudo no final.
Curiosidades:
- Apesar da rede social ser obviamente o Facebook, a marca deles nunca aparece ou é mencionada.
- O sobre nome da jovem que vira entidade maligna é Nedifar, um acrônimo para “a friend” (um amigo) em inglês.
Ficha Técnica:
Elenco:
Alycia Debnam-Carey
William Moseley
Connor Paolo
Brit Morgan
Brooke Markham
Sean Marquette
Liesl Ahlers
Shashawnee Hall
Susan Danford
Lee Raviv
Nicholas Pauling
Direção:
Simon Verhoeven
História e Roteiro:
Matthew Ballen
Philip Koch
Simon Verhoeven
Produção:
Quirin Berg
Max Wiedemann
Fotografia:
Jo Heim
Trilha Sonora:
Gary Go
Martin Todsharow