Pássaro Branco (“White Bird”)

Ousadia e muita cara de pau = gênio do marketing. São os “elogios” que podem ser feitos à autora R.J. Palacio.

Seu livro seguinte ao best seller que resultou na ótima adaptação “Extraordinário” se passa durante a 2ª Guerra Mundial e é sobre a jovem judia Sarah (a desconhecida atriz Ariella Glaser) que ao ser perseguida pela ocupação nazista, recebe ajuda justamente do garoto de sua sala de aula que todo mundo fazia bullying, Julien (Orlando Schwerdt de “A Verdadeira História de Ned Kelly”) e passa meses escondida dentro do celeiro da família dele, correndo risco de ser descoberta.

Só que para tentar surfar a onda do livro anterior, ela contextualizou isso através de um personagem de “Extraordinário”, Julian (os nomes não são coincidência), que é justamente quem fazia o bullying com o protagonista. Ele – vivido pelo ator mirim Bryce Gheisar novamente – fica de escola em escola com comportamento errático até que é visitado pela avó (Helen Mirren de “Golda”) que é a própria Sarah e então conta a sua história para tentar dar uma perspectiva melhor para o garoto. O marketing foi tão importante que aqui no Brasil ainda colocaram o subtítulo “Uma História de Extraordinário” para fixar bem no público o vínculo com o livro passado.

O diretor Marc Forster, especialista em fazer a gente chorar como em “O Pior Vizinho do Mundo” não quis arriscar e jogou todos os clichês dramáticos subgênero “teen romance trágico”, de tal forma que por mais bonito que seja (e é), o desfecho é previsível desde o fim do primeiro ato.

O design de produção fez muito com um budget não tão alto e a trilha sonora de Thomas Newman – que também fez a do filme anterior de Foster com Tom Hanks – emociona como sempre e na hora certa. Mesmo com a crítica ao nazismo e o romance esperançoso, o ritmo e o resultado é morno, e o desfecho que quis emocionar a qualquer preço, além de óbvio, ficou difícil de engolir.

Pássaro Branco” pode até emocionar, mas o excesso de clichês incomoda um pouco e também é esquecível rapidamente.

Ficha Técnica:

Elenco:
Ariella Glaser
Bryce Gheisar
Orlando Schwerdt
Helen Mirren
Priya Ghotane
Ishai Golan
Olivia Ross
Mia Kadlecova
Selma Kaymakci
Jem Matthews
Jordan Cramond
Yelisey Kazakevich

Direção:
Marc Forster

História e Roteiro:
Mark Bomback

Produção:
David Hoberman
Todd Lieberman
R.J. Palacio

Fotografia:
Matthias Koenigswieser

Trilha Sonora:
Thomas Newman
Mark Siegel

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme