Geralmente filmes de doentes terminais tendem a ser bons, emotivos, mas sem sair do lugar comum. “Outras Pessoas” não tem nenhuma grande mudança em sua essência, mas tem uma abordagem um tanto diferente e carismática.
O câncer da mãe de família Joanne (a comediante Molly Shannon que acabou de participar de “O Império do Besteirol Contra Ataca: Reboot”) e toda a movimentação da família é vista pelos olhos do filme mais velho gay David, vivido por Jesse Plemons de “O Irlandês” que está irreconhecível, parecendo ter rejuvenescido, além dos trejeitos próprios que tornaram o personagem muito original.
David abandonou sua carreira de escritor meio falida após o término com o namorado para ficar na casa da sua mãe numa cidadezinha, junto com o pai que nunca admitiu sua reprovação pela identidade de gênero do filho e acaba se excluindo de grande parte do convívio social da família.
O drama reveza entre a reflexão de término da vida de Joanne e a crise de identidade de David onde ambas as tramas se mesclam numa harmonia de história única e realista, principalmente em sua dinâmica, onde vários personagens interagem de forma natural sem que haja algum direcionamento forçado pelo roteiro.
O elenco também está afiado e mesmo com o claro protagonismo de Shannon e Plemons, os coadjuvantes orbitam com a naturalidade já citada. Aliás, Shannon surpreende num papel dramático e Plemons mostra a que veio depois de viver tantos coadjuvantes com pouca relevância. Uma vitória para ambos.
“Outras Pessoas” é aquele filme que talvez você tenha passado batido por não ter elenco e produção tão conhecidos, mas sobre emoção, carisma e afinidade, além de trazer uma discussão consciente e fundamental sobre família e identidade. Recomendadíssimo.
Curiosidade: O filme foi baseado na própria experiência do diretor Chris Kelly com sua mãe Joanne, nome que deu à própria protagonista.
Ficha Técnica
Elenco:
Jesse Plemons
Molly Shannon
Bradley Whitford
Maude Apatow
Madisen Beaty
Deb Hiett
Eli Vargas
June Squibb
Paul Dooley
Kyle Lane
Matt Walsh
Kerri Kenney
Paula Pell
Kevin Dorff
Sophi Bairley
Direção:
Chris Kelly
Produção:
Sam Bisbee
Adam Scott
Naomi Scott
Fotografia:
Brian Burgoyne
Trilha Sonora:
Julian Wass