É aquela comédia rasa que não machuca com uma dupla de protagonistas de primeira linha que está preenchendo seu tempo livre, ótimo elenco que não se preocupa em ser sério e o resultado engrena razoavelmente com um sorriso no rosto, sendo que isso é tudo o que eles precisam.
Matt Damon e Casey Affleck, ambos do extenso e estelar elenco de “Oppenheimer” se encontram para roubar um prédio público a mando de um mafioso e tudo dá tão errado que eles passam a ser perseguidos pela polícia e pelos demais criminosos.
A graça do filme dirigido por Doug Liman (“Matador de Aluguel”) está nas cenas de ação convincentes – um dos fortes do diretor – e na dupla de protagonistas.
Damon e Affleck usaram o máximo de seu timing cômico para compor os tais provocadores, pois de um lado, Damon é o cara que provoca por ser meio burro e ninguém tolera, enquanto Affleck provoca por ser o espertinho sarcástico. A aposta deu certo, porque a química é ótima, principalmente quando se juntam com Hong Chau (“Tipos de Gentileza”) que á a psicóloga do personagem de Damon. Os coadjuvantes também estão afiados e, apesar de participarem pouco, dão uma boa dinâmica à trama.
A história é meio simplória, mas permeada de boas piadas. Alguns elementos não se conectam e termina com algumas pontas soltas (inclusive há uma cena pós créditos legalzinha, mas ordinária), e o desfecho não faz jus à construção bem humorada que foi feita até o clímax.
“Os Provocadores” é um tipo de filme que prolifera no streaming: o bonzinho e fácil de fazer cujo chamariz geralmente é um – ou nesse caso dois – protagonistas fortes. E tá bom por aí.
Ficha Técnica:
Elenco:
Matt Damon
Casey Affleck
Hong Chau
Alfred Molina
Jack Harlow
Toby Jones
Ron Perlman
Michael Stuhlbarg
Owen Earls
Natalie Carter
Walter Liebman
André De Shields
Rob Gronkowski
Slate Holmgren
Ronnie Cho
Direção:
Doug Liman
História e Roteiro:
Chuck MacLean
Casey Affleck
Produção:
Ben Affleck
Matt Damon
John Graham
Jeff Robinov
Kevin J. Walsh
Alison Winter
Fotografia:
Henry Braham
Trilha Sonora:
Christophe Beck