Origem – Desigualdade e Preconceito (“Origin”)

Após perda do marido, mulher negra (Aunjanue Ellis-Taylor de remake de “A Cor Púrpura”) decide escrever um livro com a tese de que o segregacionismo americano entre o fim do século XIX e início do século XX, o nazismo e o sistema de castas da Índia estão interligados.

O detalhe é que é baseado na história real da autora Isabel Wilkens que também é roteirista desta produção, juntamente com a diretora Ava DuVernay que já fez outro filme sobre racismo, o premiado “Selma – Uma Luta Pela Igualdade”.

Só que esse balaio está longe de ser simples. Há toda uma trama muito bonita sobre a relação dela com o marido, interpretado por Jon Bernthal (“O Contador 2“) – que milagrosamente não mata ninguém nesse filme – e essa relação é tão bonita, que daria por si só, um bom romance.

Só que a força motriz que o roteiro encontra para a protagonista escrever seu livro (nem chegamos nessa parte ainda) é a morte de personagens: morre o marido, depois a mãe, depois a amiga, e o negócio começa a parecer um novelão mexicano com extensos closes dela em vários lutos e chega uma hora que a gente nem sabe mais por quem ela está chorando.

Então chegamos à trama que deveria ser a mais relevante, até porque sua tese é verdadeira e muito bem fundamentada e talvez seja um enorme aprendizado para o público. A maneira como a protagonista conecta os pontos, chegan

A escolha duvidosa que a diretora fez foi dividir cada elemento dessa trilogia de idéias em filmes históricos à parte, sobre um experimento de cientistas sociais brancos e negros nos EUA, outro sobre uma relação entre um alemão e uma judia, e um último sobre um filósofo indiano.

Todas as três mini histórias se intercalam com a busca da verdade por Isabel e seu luto pelos que já se foram e, de quebra, os flashbacks da sua relação com seu finado marido. Muita coisa junta acaba diluindo a essência. Só entendemos que a relevância do filme é mais sobre seu livro do que seu marido, pelo discurso final da autora, e ainda sobra gordura nas quase duas horas e meia de filme.

Origem” tem belas histórias, um tema importantíssimo para se compreender um mundo, mas tanta força acaba sendo diluída pela ânsia de querer mostrar graficamente o turbilhão de emoções, histórias e memórias do que se passa.

Ficha Técnica:

Elenco:
Aunjanue Ellis-Taylor
Jon Bernthal
Niecy Nash
Finn Wittrock
Victoria Pedretti
Jasmine Cephas Jones
Isha Blaaker
Vera Farmiga
Audra McDonald
Connie Nielsen
Blair Underwood
Nick Offerman
Stephanie March
Myles Frost
Donna Mills

Direção:
Ava DuVernay

História e Roteiro:
Ava DuVernay
Isabel Wilkerson

Produção:
Ava DuVernay
Paul Garnes

Fotografia:
Matthew J. Lloyd

Trilha Sonora:
Kris Bowers

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.