“Operação Vingança” é um remake filme homônimo de 1981, cujo roteiro foi escrito por um autor de livros de espionagem, Robert Littell, que curiosamente fez primeiro o roteiro para o filme e somente depois escreveu o livro.
Rami Malek de “Oppenheimer” é Heller, um decifrador de códigos e enigmas da CIA que também tem um espectro autista e vive enfurnado numa sala sem nunca ter conhecido a ação. Quando sua mulher Sarah (a nova Louis Lane, Rachel Brosnahan) é morta por um grupo terrorista, Heller fica determinado a achá-los e mata-los, só que a CIA tem outros interesses em jogo.
O diretor James Hawes do ótimo “Uma Vida” traz um balanceamento excelente entre a ação e o suspense de espionagem.
A escolha de Malek como protagonista foi precisa pela sua compleição e atuação juntas, fazendo do personagem, alguém que em tese não seria, nem de longe, capaz de matar. O grande desafio do filme – que de certa forma foi cumprido – é fazer o espectador acreditar na transição desse personagem ao longo do desenvolvimento da trama.
Por outro lado, da maneira que foi executada, a história é extremamente previsível. É possível acertar TODOS os desfechos de personagem em menos de meia hora de filme. Algumas cens inclusive escancaram o que vai acontecer 10 a 15 minutos para frente.
O filme não deixa de ser menos interessante, mas parece um incômodo sempre estar à frente da história que deveria surpreender. Até a ponta solta do roteiro que aparece na cena antes da final, é possível de prever.
“Operação Vingança” é uma diversão genérica com boas pitadas de ação (a cena do atropelamento é sensacional), com toques de originalidade, mas que, ao mesmo tempo, repete clichês saturados que fazem da trama, um enigma facílimo de decifrar.
Curiosidades:
- As filmagens foram suspensas durante a greve dos roteiristas em 2023.
- A casa de Heller é a mesma do episódio 6 da 3ª temporada de Black Mirror.
Ficha Técnica:
Elenco:
Rami Malek
Rachel Brosnahan
Jon Bernthal
Evan Milton
Nick Mills
Tiffany Gray
Adrian Martinez
Holt McCallany
Julianne Nicholson
Barbara Probst
Joseph Millson
Marc Rissmann
Danny Sapani
Direção:
James Hawes
História e Roteiro:
Ken Nolan
Gary Spinelli
Produção:
Rami Malek
Joel B. Michaels
Hutch Parker
Dan Wilson
Fotografia:
Martin Ruhe
Trilha Sonora:
Volker Bertelmann