Não dá para entender bem as mentes tradutoras que já tinham um título até que bom do original “Night School”, mas estranhamente acrescentaram um ridículo “Agora Vai” como subtítulo de “Operação Supletivo”. Começa mal.
Kevin Hart prova que ainda se dá melhor em filmes quando é coadjuvante do que quando é o comediante protagonista. Basta comparar a franquia “Jumanji” com “Duro de Atuar”.
Ele aqui é Teddy, que se faz de rico para impressionar a namorada, mas por ter horror a estudar e não ter diplomas fica rodando entre subempregos. Até que decide fazer um supletivo, mas obviamente, além de não ser fácil, ele vai tentar avacalhar as aulas da professora durona Carrie (Tiffany Haddish de “Bad Boys – Até o Fim”).
O diretor Malcolm D. Lee é conhecido pela sua arte de destruir franquias: conseguiu matar “Space Jam – Um novo Legado”, fechou de vez “Um Salão do Barulho 3” e conseguiu deixar sem graça “Todo Mundo Em Pânico 5”. Como “Operação Supletivo” não teve antecessor, depois dessa direção não vai mais ter continuação.
É apenas um bando de piadas sem graças distribuídas num elenco coadjuvante que forma um cosplay de pobre da “Escolinha do Professor Raimundo” e uns outros esquetes que tentam usar o bocudo do Hart como âncora de matraca.
Apesar da simpatia do elenco coadjuvante, as piadas são de doer, salvando-se uma ou outra, além de serem tão previsíveis quanto a própria trama principal.
O terceiro ato até que tem uma pequena, mas boa reviravolta, só que logo após o desfecho não tem lógica nenhuma com a reviravolta (veja o motivo no spoilers das curiosidades).
“Operação Supletivo” é a preguiça que Kevin Hart tem em mostrar um produto com o mínimo de pensamento e esforço, dando a impressão até de que é fácil ser um artista milionário.
Curiosidades:
- Primeiro filme que Kevin Hart roteiriza. Antes ele só havia escrito especiais de stand up.
- O diretor do colégio do supletivo tem na sala dele um poster do filme “Meu Mestre Minha Vida” (1989).
- O problema que Teddy resolve em sala de aula é o mais básico da geometria, conhecido como triângulo 3-4-5.
- Em Portugal o título foi traduzido para “A Turma da Noite”. Bem melhor.
**SPOILERS – SÓ LEIA APÓS ASSISTIR AO FILME**
- A reviravolta bacana no último ato é que ele é o único que não passa de primeira no supletivo e acaba tendo que repetir o curso várias vezes até pegar seu diploma. O problema é que quando ele consegue, na cena seguinte aparece ele se formando junto com a primeira turma do supletivo, o que seria impossível.
Ficha Técnica:
Elenco:
Kevin Hart
Tiffany Haddish
Rob Riggle
Romany Malco
Taran Killam
Megalyn Echikunwoke
Al Madrigal
Mary Lynn Rajskub
Keith David
Anne Winters
Fat Joe
Ben Schwartz
Yvonne Orji
Bresha Webb
Jeff Rose
Donna Biscoe
Owen Harn
Direção:
Malcolm D. Lee
História e Roteiro:
Kevin Hart
Harry Ratchford
Joey Wells
Matthew Kellard
Nicholas Stoller
John Hamburg
Produção:
Kevin Hart
Will Packer
Fotografia:
Greg Gardiner
Trilha Sonora:
David Newman