Ofélia (“Ophelia”)

Já foram tantas as adaptações de “Hamlet” para o cinema que William Shakespeare deveria ter o seu próprio Multiverso da Loucura. A maioria delas consegue ser confusa e arrastada, por melhor que seja a qualidade da peça original.

Aqui não é muito diferente: contando com um elenco estelar, vemos a trama principal (ou parte dela) pelos olhos de Ofélia (Daisy Ridley de “Magpie”), a plebeia que viria a ser o interesse amoroso de Hamlet (George MacKay de “A Verdadeira História de Ned Kelly”) quando anos depois dela virar uma das damas de honra da rainha Gertrude (Naomi Watts de “A Hora do Desespero”).

Ao se deparar com a morte de seu pai, Hamlet fica dividido entre sua amada e a vingança do novo rei, o irmão postiço de Gertrude, Claudius (Clive Owen de “Projeto Gemini”).

Com esse elenco, é de se pensar que o design de produção seria de primeira linha, mas não: quase derrapa para um filme B sem ter uma proposta mais caricata como teve o equivocado “O Auto da Compadecida 2”.

Baseado na visão da autora Lisa Klein, que mudou parte da história para ter Ofélia como protagonista e, com quase duas horas de duração, ainda assim, os personagens são mal desenvolvidos e até mesmo o romance principal soa próximo do falso, da mesma forma que o tal desejo de vingança. Isso por conta de comportamentos erráticos e pela visão ser sempre a de Ofélia que obviamente fica longe de determinados acontecimentos cruciais e acaba levando o espectador junto.

O comportamento dos personagens influencia na atuação do elenco que talvez sem entender a visão da diretora (nem sei se ela entendeu), resumiram-se ao estereótipo teatral, com algumas doses de vergonha alheia, por exemplo, na cena em que Ofélia – como diz o paraense – se faz de doida para implementar um plano mais maluco ainda.

O desfecho tenta ser sério, mas já fica bastante comprometido com a superficialidade dos eventos e faz de Ofélia mais uma tentativa frustrada de tornar acessível a grande obra de Shakespeare. Kenneth Branagh faz falta.

Curiosidades:

  • Nathaniel Parker (“O Último Duelo”) que aqui interpreta o Rei Hamlet já participou de outra adaptação da mesma peça em 1990, “Hamlet” de Franco Zeffirelli com ele no papel de Laertes (irmão de Ofélia) e Mel Gibson no papel de Hamlet.
  • Muito da trilha sonora veio diretamente da adaptação da peça. Na época os autores escreviam não só o roteiro, como também a música.

Ficha Técnica:

Elenco:
Daisy Ridley
Nathaniel Parker
Naomi Watts
Rupesh Tillu
Clive Owen
Dominic Mafham
Daisy Head
Sebastian De Souza
Tom Felton
Noel Czuczor
Martin Angerbauer
George MacKay
Devon Terrell

Direção:
Claire McCarthy

História e Roteiro:
Semi Chellas

Produção:
Daniel Bobker
Sarah Curtis
Paul Hanson
Ehren Kruger

Fotografia:
Denson Baker

Trilha Sonora:
Steven Price

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme