Aquele subgênero do suspense de stalker + cativeiro que já passou do nível de saturação e com originalidade zero. Daí tudo vai depender de como o diretor vai conduzir a narrativa. Sendo o diretor, o peculiar Neil Jordan de “Byzantium”, ele consegue tirar a produção da mediocridade, mas ainda insiste em clichês mais do que batidos do gênero.
Chloë Grace Moretz de “O Mau Exemplo de Cameron Post” é Frances e se mudou para Nova York após a perda da mãe e mora com a amiga Erica (Maika Monroe de “Refém da Paixão”). Então ela encontra uma bolsa perdida e vai devolver para a dona, uma senhora chamada Greta (Isabelle Huppert de “Mais Forte que Bombas”). Só que Greta é doidinha da cabeça e vai querer grudar em Frances, fazendo da vida dela um inferno.
O ponto mais interessante da narrativa talvez seja o fato de que Frances descobre rapidamente as intenções de Greta, ao contrário de outros filmes onde o vilão só se revela após a metade da projeção. Então o foco fica na escalada de ações entre Greta e Frances, isto é, até que ponto pode chegar a loucura de Greta para se aproximar de Frances.
E nisso o diretor mandou bem: cenas de tensão bem feitas, enquadramento de câmeras ótimos e uma trilha de arrepiar por Javier Navarrete que também trabalhou com Jordan em “Byzantium”.
Mas o roteiro não ajuda e deixa muitas pontas soltas. As decisões da protagonista às vezes beiram a ignorância, bem como a da subtrama com o detetive particular (numa situação de risco como essa, porque não levavam um GPS???) ou até mesmo o fato de ninguém se dar conta do que se passava com os personagens quase insulta a inteligência do espectador.
O desfecho é interessante, mas ainda fica com aquela incômoda sensação que o caminho narrativo até lá foi esburacado.
“Obsessão” é uma trama com boas atuações, direção competente, mas com um roteiro inconsistente e que não sai do lugar comum. Pra quem chegou no planeta Terra ainda há pouco.
Curiosidades:
– O sobrenome de Greta é Hideg, que em húngaro significa “Fria”.
– O filme se passa em Nova York, mas foi todo filmado na Irlanda.
– O detetive é interpretado por Stephen Rea, grande amigo do diretor e que participa de todos os seus filmes.
Ficha Técnica
Elenco:
Isabelle Huppert
Chloë Grace Moretz
Maika Monroe
Jane Perry
Jeff Hiller
Arthur Lee
Rosa Escoda
Jessica Preddy
Thaddeus Daniels
Raven Dauda
Colm Feore
Zawe Ashton
Direção:
Neil Jordan
Produção:
Lawrence Bender
James Flynn
Sidney Kimmel
John Penotti
Karen Richards
Fotografia:
Seamus McGarvey
Trilha Sonora:
Javier Navarrete