Um Ladrão com Estilo / O Velho e a Arma (“The Old Man & the Gun”)

Inspirado na história real de Forrest Tucker, ele é interpretado por Robert Redford (“A Descoberta”), um homem que durante a sua vida teve a compulsão por assaltar bancos, tendo sido preso diversas vezes.

Já mais idoso, ele planeja mais alguns assaltos com dois de seus amigos / comparsas, mas começa a chamar atenção do agente Hunt (calma não é o Ethan de Tom Cruise, mas o John de Casey Affleck que fez “Os Provocadores”).

O diretor David Lowery de “Peter Pan & Wendy” acertou em cheio na essência dramática que faz o espectador refletir sobre propósito, finitude e amor, principalmente quando se percebe que Tucker e Hunt estão em lados opostos não só da lei, como da vida: Tucker é incorrigível e egoísta, mas tem um propósito que o motiva na vida. Já Hunt tem uma vida correta, servindo à comunidade, mas vive achando que é irrelevante e sem propósito, até encontrar com Tucker.

Sabendo explorar muito bem essa temática, o roteiro ainda acrescenta o personagem da decana Sissy Spacek (“A Fuga”) como o interesse amoroso de Tucker e o que o faz entrar em conflito com sua própria natureza.

O carisma de Redford faz com que seu personagem encante o espectador, mesmo com claras falhas de caráter, além da sacada de pegar filmagens antigas do ator para uma montagem que praticamente funciona como uma homenagem à sua carreira, já que – por enquanto – ele decidiu se aposentar das telas após esse filme, ficando, no máximo, disponível para dublagens de animações.

O desfecho consegue ser emocionante e bem-humorado com um clímax do protagonista em cima de um cavalo numa cena que já poderia ser icônica na história do cinema.

O Velho e a Arma” é um filme de pessoas muito bem conduzido que não se serve de nenhum artifício para glamourizar a terceira idade, deixando-a brilhar por si própria com um elenco afiadíssimo.

Curiosidades:

  • Todas as fugas do personagem foram inspiradas nas fugas reais misturadas com cenas de ação de filmes anteriores de Robert Redford.
  • Inclusive a cena mais demorada de fuga vem do seu filme “Caçada Humana” de 1966.
  • As fontes usadas nos créditos de abertura e durante o filme são as mesmas de outro filme de Redford, “Butch Cassidy“, clássico de 1969.
  • As cenas de assalto a banco foram todas filmadas em bancos de verdade.
  • O título do filme é uma brincadeira com a obra de Ernest Hemingway, “O Velho e o Mar”.
  • No filme Jewell aparece como a sua segunda mulher, mas na verdade ela foi a terceira. Também ao contrário do filme, Jewell passou todo o tempo com ele sem saber de sua atividade de assaltar bancos até ele ser preso.
  • Tucker foi preso pela última vez em 1999 e faleceu em 2004 aos 83 anos.
  • Este filme foi lançado antes de “Vingadores – Ultimato”, onde Redford faz uma participação, mas foi feito depois cronologicamente. Por essa inversão, muita gente duvidou que Redford estivesse falando sério sobre sua aposentadoria.

Técnica:

Elenco:
Robert Redford
Casey Affleck
Sissy Spacek
Danny Glover
Tom Waits
Tika Sumpter
Ari Elizabeth Johnson
Teagan Johnson
Gene Jones
John David Washington
Elisabeth Moss

Direção:
David Lowery

História e Roteiro:
David Lowery

Produção:
Toby Halbrooks
Bill Holderman
James M. Johnston
Anthony Mastromauro
Dawn Ostroff
Robert Redford
Jeremy Steckler
James D. Stern

Fotografia:
Joe Anderson

Trilha Sonora:
Daniel Hart

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.