O Último Pub (“The Old Oak”)

O diretor Ken Loach do ótimo “A Parte dos Anjos” traz uma singela e optimista visão de um tema bastante atual e controverso: a migração de refugiados vindos dos lugares devastados das proximidades do Oriente Médio para a Europa.

Uma cidadezinha decadente do interior da Grã-Bretanha passa a ser o destino de refugiados sírios o que os coloca em conflito com os habitantes locais. O ponto de encontro da cidade é o pub The Old Oak (que dá nome original do filme), cujo dono, TJ, passa a ajudar os imigrantes, enfrentando seus próprios dilemas pessoais e seus amigos que o consideram um traidor.

Com um elenco desconhecido, o roteiro foca na relação entre TJ e a jovem imigrante Yara, onde dividem suas dores e perdas.

Como sempre, o diretor tem a calma de construir relações entre os personagens cuja dinâmica não seja forçada e sempre haja verdade em suas ações.

Mesmo com algumas previsibilidades, os clichês funcionam muito bem na hora de emocionar e a quase completa ausência de trilha sonora torna o aspecto da história em algo mais cru, juntando com a fotografia do bairro decadente, mas diluindo-se na narrativa esperançosa que ele vai lançando aos poucos.

É claro que ele teve o cuidado com o tema, retratando 100% dos sírios como vítimas e colocando os ingleses resistentes como exceções de um povo que sabe acolher bem os estrangeiros, ou seja, uma versão meio que idealizada da situação.

Com todo o otimismo, talvez o destaque da narrativa é que ela na traz respostas para tudo, muito menos para as dores dos personagens, transformando os laços de união em uma relação duradoura, mas sem descartar as inúmeras dificuldades futuras.

O Último Pub” ganha com a direção com o coração no lugar certo e um elenco que entroniza a história vestindo seus personagens de forma emocionada sem ser óbvio.

Ficha Técnica:

Elenco:
Dave Turner
Ebla Mari
Claire Rodgerson
Trevor Fox
Chris McGlade
Col Tait
Jordan Louis
Chrissie Robinson
Chris Gotts
Jen Patterson
Arthur Oxley
Joe Armstrong
Andy Dawson
Maxie Peters

Direção:
Ken Loach

História e Roteiro:
Paul Laverty

Produção:
Rebecca O’Brien

Fotografia:
Robbie Ryan

Trilha Sonora:
George Fenton

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme