O diretor Ken Loach do ótimo “A Parte dos Anjos” traz uma singela e optimista visão de um tema bastante atual e controverso: a migração de refugiados vindos dos lugares devastados das proximidades do Oriente Médio para a Europa.
Uma cidadezinha decadente do interior da Grã-Bretanha passa a ser o destino de refugiados sírios o que os coloca em conflito com os habitantes locais. O ponto de encontro da cidade é o pub The Old Oak (que dá nome original do filme), cujo dono, TJ, passa a ajudar os imigrantes, enfrentando seus próprios dilemas pessoais e seus amigos que o consideram um traidor.
Com um elenco desconhecido, o roteiro foca na relação entre TJ e a jovem imigrante Yara, onde dividem suas dores e perdas.
Como sempre, o diretor tem a calma de construir relações entre os personagens cuja dinâmica não seja forçada e sempre haja verdade em suas ações.
Mesmo com algumas previsibilidades, os clichês funcionam muito bem na hora de emocionar e a quase completa ausência de trilha sonora torna o aspecto da história em algo mais cru, juntando com a fotografia do bairro decadente, mas diluindo-se na narrativa esperançosa que ele vai lançando aos poucos.
É claro que ele teve o cuidado com o tema, retratando 100% dos sírios como vítimas e colocando os ingleses resistentes como exceções de um povo que sabe acolher bem os estrangeiros, ou seja, uma versão meio que idealizada da situação.
Com todo o otimismo, talvez o destaque da narrativa é que ela na traz respostas para tudo, muito menos para as dores dos personagens, transformando os laços de união em uma relação duradoura, mas sem descartar as inúmeras dificuldades futuras.
“O Último Pub” ganha com a direção com o coração no lugar certo e um elenco que entroniza a história vestindo seus personagens de forma emocionada sem ser óbvio.
Ficha Técnica:
Elenco:
Dave Turner
Ebla Mari
Claire Rodgerson
Trevor Fox
Chris McGlade
Col Tait
Jordan Louis
Chrissie Robinson
Chris Gotts
Jen Patterson
Arthur Oxley
Joe Armstrong
Andy Dawson
Maxie Peters
Direção:
Ken Loach
História e Roteiro:
Paul Laverty
Produção:
Rebecca O’Brien
Fotografia:
Robbie Ryan
Trilha Sonora:
George Fenton