O Solteirão (“Solitary Man”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

O maior anti-marketing do ano. Quem vê o cartaz e o título em português acha que se trata de uma comédia romântica. Resultado óbvio depois da sessão: sai com ódio de ter visto algo que não corresponde às suas expectativas. A distribuidora brasileira pisa na bola mais uma vez e parece nem ter assistido ao próprio filme que distribui. Se visse iria perceber um drama levemente acima da média e com certeza traduzir o título para o literal: O Homem Solitário. Além disso, ainda é um filme emblemático para Michael Douglas (“Acima de Qualquer Suspeita“).

Num caso de “a vida imita a arte”, Douglas é Kalmen, um homem de sucesso, mas que com a aproximação da velhice e um potencial problema de saúde, atira-se numa espiral de autodestruição. Anos depois, encontramos o protagonista sem esposa por conta das suas várias traições; falido devido a sucessivas fraudes e posterior prisão e, mesmo com todos os problemas, negligencia sua vida e o próprio bom senso a continuar traindo todos a sua volta. Lembrar que Michael Douglas atualmente luta contra um câncer de pescoço que o deixou deveras debilitado e que se deve a todos os seus excessos nos seus diversos vícios acaba agregando certo sentimentalismo adicional.

Destaque para o seu reencontro com Danny DeVito (“Quando em Roma“), melhor amigo dentro e fora das telas com quem já dividiu grandes filmes como “Tudo Por Uma Esmeralda“, “A Jóia do Nilo” e “A Guerra dos Roses“. Dirigido pelos produtores de “O Ilusionista“, a obra mantém um ritmo consistente de narrativa e leva o espectador a dividir opiniões quanto a Kalmen, um canalha do mal que pode ou não se regenerar. Aliás, ao contrário do glamour de Hollywood, Douglas faz um incorrigível real: longe de ser um galã, mas apenas um farrapo humano travestido de galã. Ele chega ao ponto de servir de mentor para um estudante (Jesse Eisenberg de “Zumbilândia“) para logo depois seu vício em mulheres e necessidade de afirmação apunhalá-lo pelas costas. O desfecho do tipo “faça você mesmo” deve dividir a opinião até dos mais bem informados.

O Solteirão” infelizmente sentirá a ira de um público mal informado pela péssima campanha publicitária nacional, mas que se revela uma profunda surpresa de análise de um ser humano, cuja personalidade é tão desfigurada quanto dramática. Para uma análise cuidadosa e talvez uma lição de vida, principalmente partindo do princípio que vale mais pela vida do que pela arte.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Michael Douglas
Mary-Louise Parker
Jenna Fischer
Jesse Eisenberg
Imogen Poots
Ben Shenkman
David Costabile
Susan Sarandon
Danny DeVito

Direção:
Brian Koppelman
David Levien

Produção:
Moshe Diamant
Dana Golomb
Avi Lerner
Heidi Jo Markel
Paul Schiff
Steven Soderbergh

Fotografia:
Alwin Küchler

Trilha Sonora:
Clint Mansell
Michael Penn

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram