O Silêncio (“The Silence”)

Ao assistir “O Silêncio” rapidamente vai tocar um alarme de “já vi isso antes” que em segundos vai apontar para “Um Lugar Silencioso”. A trama é virtualmente a mesma, bastando substituir as grandes criaturas do sucesso nos cinemas, por uma espécie de morcegos parrudos com uma boca cuja mordida arranca um pedaço, só que numa quantidade de milhares. Ambas as criaturas são cegas e caçam suas presas pelo som através de poderosos sonares.

Por incrível que pareça, o filme é baseado num livro que veio antes de “Um Lugar Silencioso” e que inclusive foi filmado antes também (2017), mesmo sendo lançado na Netflix um pouco depois.

Dessa vez a produção é tradicional, ao ponto de mostrar a origem das criaturas e seu espalhamento pelo mundo, e então focar na família protagonista encabeçada por Stanley Tucci (“A História de Whitney Houston”) e Kiernan Shipka (“Longlegs – Vínculo Mortal”), que vai usar e abusar dos clichês do gênero para fugir das ameaças e, logicamente, com direito à descoberta que os seres humanos ruins que andam por aí só estavam esperando um apocalipse desses para dar as caras e fazer a vida dos nossos heróis mais difíceis. Ou seja, a produção tem zero inovação e marca todas as casas da cartela de bingo dos filmes apocalípticos.

Mesmo com bons efeitos especiais, o diretor John R. Leonetti de “Annabelle” não soube transcrever de forma convincente os eventos do livro para o cinema: é meio difícil engolir a quantidade de destruição que os monstrinhos fazem em tão pouco tempo, pois apesar da voracidade, não tem força suficiente para tudo o que é mostrado, além de aparentemente serem de fácil controle como se pode ver a partir da metade.

Inclusive a passagem do tempo, seja no primeiro ato, seja no desfecho é esquisitíssima e parecer dar um perdido no espectador que deve se contentar apenas em aceitar que nem os realizadores entenderam direito como se deu o desenrolar dos eventos.

O Silêncio” tem um roteiro preguiçoso que o elenco precisou respirar fundo para encarar, disparando uma metralhadora de clichês batidos no público.

Ficha Técnica:

Elenco:
Stanley Tucci
Kiernan Shipka
Miranda Otto
Kate Trotter
John Corbett
Kyle Breitkopf
Dempsey Bryk
Billy MacLellan

Direção:
John R. Leonetti

História e Roteiro:
Carey Van Dyke
Shane Van Dyke

Produção:
Robert Kulzer
Scott Lambert
Alexandra Milchan

Fotografia:
Michael Galbraith

Trilha Sonora:
tomandandy

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme