O Ritmo da Vingança (“The Rhythm Section”)

Aquele genérico de ação com protagonista feminina que entra no mundo da espionagem para vingança. Detalhando: Blake Lively de “Um Pequeno Favor” é Stephanie, cuja vida foi arruinada após toda a família ser morta num acidente aéreo. Vivendo seus dias no mundo das drogas e prostituição, tudo muda quando ela descobre que aquilo não foi um acidente, mas sim um ataque terrorista. Então ela começa a treinar com um ex-agente da MI6 (Jude Law de saga “Animais Fantásticos”) para perseguir e matar todos os envolvidos naquele ataque.

O que mais chama atenção de positivo nesse filme de Reed Morano (“Agora Estamos Sozinhos”), baseado no livro de Mark Burnell, é que é uma das primeiras vezes que retratam uma personagem sem nenhuma habilidade para espionagem, luta e assassinato, aprender aos poucos e, ainda assim, ter muita dificuldade para executar suas missões. Tudo se torna mais realista quando vemos o quando Stephanie hesita, erra e tem medo, mesmo estando resoluta a se vingar.

A produção investe boa parte de seu tempo nesse desenvolvimento (tudo bem que o desfecho foge totalmente dessa construção, mas enfim). O lado bom é que torna a protagonista muito mais consistente do que aqueles personagens que, do nada, parecem reter todas as habilidades dos melhores espiões e deter vilões muito mais bem armados e guardados. Por outro lado, recai no clichê “mestre x aprendiz” com Jude Law recebendo o do aluguel, e isso gera muitas quebras de ritmos e que mesmo com a boa edição, torna o resultado longo demais para suas quase 2 horas de duração.

Há algumas cenas de destaque como a eletrizante perseguição em Tanger, enquanto às vezes alguns diálogos desnecessários quebram cenas que deveriam ser mais dinâmicas.

Entre erros e acertos, “O Ritmo da Vingança” tem diferenciais suficientes para ser recomendado com boas cenas de ação, um interessante arco dramático, mesmo com sua inconsistência narrativa.

Curiosidades:

– Na cena em que Stephanie luta com o personagem de Jude Law, ela quebrou a mão ao dar um soco nele e a produção foi interrompida por 2 meses. No retorno, foi filmado uma cena em que ela machuca a mão só para que ela possa ficar de bandana na mão por conta do machucado real.
– Aquela cena que citei da perseguição em Tanger demorou 1 semana para ser filmada, sendo que parece que tudo foi feito em um só take.
– No jornal aparece que o “acidente” aéreo deixou 239 mortos. Esse é o mesmo número de mortes do verdadeiro acidente ocorrido com o Malaysian Air Flight MH370 em 2014.
Quando Stephanie chega à Escócia, a trilha sonora é um remix da trilha sonora de “Coração Valente”.

Ficha Técnica

Elenco:
Blake Lively
Jude Law
Sterling K. Brown
Richard Brake
Tawfeek Barhom
Elly Curtis
David Duggan
Matilda Ziegler
Bill O’Connell
Raza Jaffrey
Robert Mullins
Ivana Basic
Irma Mali
Geoff Bell
Nasser Memarzia
Amira Ghazalla

Direção:
Reed Morano

Produção:
Barbara Broccoli
Michael G. Wilson

Fotografia:
Sean Bobbitt

Trilha Sonora:
Steve Mazzaro

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram