Há duas formas de ver esta produção para a TV da HBO. A primeira é a mais óbvia: uma propaganda de 77 minutos pró alistamento militar americano, usando de todo o marketing que a trama permite.
O Coronel Mike Strobl (Kevin Bacon de “Tudo por Você“) assume a missão de levar um dos milhares de soldados mortos na Guerra do Iraque para casa a partir do momento em que o corpo chega em solo americano. O Coronel e o corpo parecem ser mais idolatrados do que Deus e contém as cenas mais manipuladoras da publicidade militar, como na carreata onde todo mundo parece descobrir que o carro da frente carrega o corpo do militar; ou então da continência prestada por todo um aeroporto; e ainda as cenas em que determinados personagens, inclusive o protagonista, chamam a si próprios de covardes por não terem ido ou voltado ao Iraque, quase que intimando o espectador (americano, é claro) a correr para o serviço de alistamento e embarcar para a zona de guerra. Principalmente embalada pela melancólica e cativante trilha de Marcelo Zarvos (“Atraídos Pelo Crime“).
A outra forma de encarar a história é quanto a uma questão um tanto que documental que ilustra todo o processo do retorno dos soldados mortos, desde o tratamento de seus pertences, do seu corpo, até o ritual do enterro e a interação com a família. A produção impecável é rica em detalhes no que tange ao descritivo de toda a cadeia de acontecimentos envolvendo ambos condutor e conduzido. Kevin Bacon como sempre dá toda credibilidade ao papel e impede por pouco que o filme caia no clichê.
“O Retorno de um Herói” infelizmente explora mais o sentimento nacionalista como uma novela mexicana que o drama da família que sofre a perda ou do coronel que o conduz, o que enfraquece bastante a narrativa. Somente para os fãs de Bacon (sem trocadilhos).
Ficha Técnica
Elenco:
Kevin Bacon
Tom Aldredge
Nicholas Art
Blanche Baker
Tom Bloom
Guy Boyd
James Castanien
Gordon Clapp
Mike Colter
Direção:
Ross Katz
Produção:
Lori Keith Douglas
Fotografia:
Alar Kivilo
Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos