O filme era daqueles próprios para serem indicados ao Oscar, visto o tema sempre relevante do racismo, além de uma abordagem narrativa diferenciada, mas só o suficiente para ainda estar longe de ser um candidato viável à vitória, tal qual ocorreu.
Baseado no romance de Colson Whitehead, ganhador do Prêmio Pulitzer, o filme se passa na década de 60 no auge dos movimentos dos direitos civis nos EUA, quando o racismo estava sendo amplamente discutido na comunidade negra.
Então conhecemos Elwood (o ator iniciante Ethan Herisse) que cresce com sua mãe solteira, e na adolescência acaba sendo levado por engano para um reformatório, onde também havia divisão entre brancos e negros. Lá, ele faz amizade com Turner (Brandon Wilson de “O Caminho de Volta”), tornando-se muito próximos, apesar de suas personalidades bem distintas. Ambos vão sofrer as angústias com todas as pressões dos organizadores do reformatório.
O grande detalhe é que o filme inteiro é em primeira pessoa, revezando-se entre Elwood e Turner, só que o diretor RaMell Ross faz questão de não identificar de quem é o ponto de vista (o famoso e atual POV) em cada cena. Algumas vezes, fica óbvio, mas outras nem tanto e esse é justamente uma das sacadas do último ato. O tema predominante é bem colocado e todo o conceito do reformatório monta mais um pedaço histórico do quebra-cabeças que desenvolveu práticas racistas em estruturas institucionais.
Por outro lado, se o modelo de POV alternado de se contar a história parece inovador e traz uma interessante reviravolta no final, ele também é muito fragmentado, impedindo uma imersão mais completa do espectador que precisa se preocupar mais em se situar sobre o que está acontecendo do que em absorver e sentir a história.
O final deixa uma sensação de satisfação misturado com um pequeno cansaço de percorrer um caminho sinuoso e às vezes escuro, provocado pela própria narrativa.
“O Reformatório Nickel” é sério, inovador, discute um tema relevante, e faz o possível para emocionar, só pecando na continuidade que precisou ser sacrificada pela maneira de se contar a história.
Ficha Técnica:
Elenco:
Ethan Herisse
Brandon Wilson
Luke Tennie
Trey Perkins
Chickie Pete
Robert Aberdeen
Bryan Gael Guzman
Escalante Lundy
Direção:
RaMell Ross
História e Roteiro:
RaMell Ross
Joslyn Barnes
Produção:
Joslyn Barnes
Dede Gardner
Jeremy Kleiner
David Levine
Fotografia:
Jomo Fray
Trilha Sonora:
Scott Alario
Alex Somers