A estréia do ator Joel Edgerton (“Êxodo: Deuses e Reis”) na direção não poderia ter sido melhor. Ele pegou um tema aparentemente batido e o subverteu com uma simplicidade fora do normal.
O mote de um stalker que aterroriza a vida de um casal ganha novo fôlego quando Simon e Robyn (Jason Bateman de “Quero Matar Meu Chefe” e Rebecca Hall de “Transcendence: A Revolução” respectivamente) se mudam para uma mansão por causa de uma ótima oportunidade de trabalho para Simon e acabam esbarando em Gordo (Edgerton) que fora um amigo de infância de Simon. A partir de então Gordo começa a deixar na casa do casal estranhos presentes e cuja amizade começará a se revelar ameaçadora.
O roteiro inspiradíssimo se diferencia da maioria, pois dá uma tridimensionalidade a todos os personagens, chegando a fazer o espectador ter dúvidas não só do caráter do óbvio vilão, mas também do próprio casal. Jason Bateman, diga-se de passagem, faz uma transição brilhante das suas comédias costumeiras para esse suspense dramático, enquanto o ator e diretor Joel Edgerton exibe um talento na atuação que já conhecíamos e uma objetividade na direção, a qual otimiza a narrativa sem jamais descambar pro óbvio.
Os personagens evoluem naturalmente sem nenhuma quebra brusca na interpretação e passando longe dos clichês. O desfecho consegue provocar e manter o suspense máximo mesmo após o filme e deixa o público se perguntando quais os “presentes” que Gordo deixou, principalmente quando entendemos que só ao final, toda a trama passa a fazer um sentido ainda maior.
“O Presente”, tal qual o título, é um presente para os fãs de suspense e uma surpresa sobre como algo tão inovador pode se manter tão simples.
Ficha Técnica
Elenco:
Jason Bateman
Rebecca Hall
Joel Edgerton
Allison Tolman
Tim Griffin
Busy Philipps
Adam Lazarre-White
Beau Knapp
Wendell Pierce
Mirrah Foulkes
Nash Edgerton
David Denman
Katie Aselton
David Joseph Craig
Susan May Pratt
Direção:
Joel Edgerton
Produção:
Jason Blum
Joel Edgerton
Rebecca Yeldham
Fotografia:
Eduard Grau
Trilha Sonora:
Danny Bensi
Saunder Jurriaans