Quando o filme começa chega a ser surpreendente o trabalho feito pelo time de maquiagem em ter deixado a belíssima Nicole Kidman (“Aquaman”) num aspecto cadavérico, quase como estivesse participando de um concurso de Halloween.
Ela é a agente policial Erin, que, com esse aspecto doentio chega na cena de um assassinato e daí o que se segue é ela perseguindo o vilão e possível suspeito, Silas (Toby Kebbell de “Ouro e Cobiça”), que foi responsável por uma tragédia em seu passado quando ela e o agente Chris (Sebastian Stan de “Dinheiro Fácil”) se infiltraram no bando de Silas para prendê-lo por assalto a banco.
Dirigido por Karyn Kusama de “Garota Infernal”, a produção mostra em flashbacks os eventos com Erin e Chris dentro do bando de Silas, e no presente a transtornada e obcecada Erin lutando – e tomando muita porrada física e psicologicamente – para encontrar o bandido.
O roteiro monta muito bem a sequência de eventos, mas a diretor não consegue materializar numa história minimamente bem contada, principalmente porque demora muito para revelar o tal passado, o que faz o espectador ficar meio perdido dentro da jornada emocional da protagonista sem saber direito o que o vilão representa em termos de seu próprio arco de história.
Quando a tragédia se revela (não que fosse tão difícil de descobrir), já está tão próximo do desfecho que o público provavelmente não vai ter tempo de absorver direito.
“O Peso do Passado” é um suspense policial pesado, mas sem saber desenvolver com um ritmo envolvente. Daí o que vale mesmo é a ótima atuação de Kidman e pela reviravolta impactante no final.
Curiosidades:
- Na cena da lanchonete entre Erin e sua filha, Nicole Kidman estava tão gripada que usou a seu favor dando uma camada ainda mais frágil à sua personagem.
- Repare que Erin anda mancando levemente. O filme não é explícito quanto a isso, mas provavelmente se deve a um incidente contado pela sua filha e mostrado no final do filme onde as duas ficam perdidas no meio da neve e Erin carrega sua filha caminhando sem ter botas próprias para neve. O que deve ter acontecido é que ela pode ter perdido alguns dedos do pé devido a congelamento.
- Na cena em que Chris diz que gosta da banda Dire Straits, há uma música deles tocando, “The Man’s Too Strong”.
- A única tatuagem verdadeira de Sbastian Stan é a que ele tem no braço, do rosto da mãe dele com suas iniciais.
Ficha Técnica:
Elenco:
Nicole Kidman
Toby Kebbell
Tatiana Maslany
Sebastian Stan
Scoot McNairy
Bradley Whitford
Toby Huss
James Jordan
Beau Knapp
Jade Pettyjohn
Shamier Anderson
Zach Villa
Natalia Cordova-Buckley
Colby French
Kelvin Han Yee
Direção:
Karyn Kusama
História e Roteiro:
Phil Hay
Matt Manfredi
Produção:
Fred Berger
Phil Hay
Matt Manfredi
Fotografia:
Julie Kirkwood
Trilha Sonora:
Theodore Shapiro