O Morro dos Ventos Uivantes (“Wuthering Heights”)

Duas palavrinhas que estão sendo usadas propositalmente de forma (meio que) errada no marketing cinematográfico: adaptação e reimaginação (ou reinvenção). Muita gente que vai ver uma adaptação e se depara com uma reimaginação sai falando mal, o que não quer dizer que o filme seja ruim, mas que a expectativa que o filme seguisse sua fonte original, não se materializou.

É o caso desta produção dirigida por Emerald Fennell de “Saltburn” e baseada na obra prima de Emily Bronté. Aliás, baseada na metade da obra dela: sim, o filme para na metade, mas tem um excelente arco de história que ninguém sentirá falta, bastando apenas ir sem a expectativa de uma adaptação fiel, mas de uma reimaginação.

O que Fennell fez foi fazer O Morro dos Ventos Uivantes na versão “Saltburn”. Margot Robbie de “A Grande Viagem da Sua Vida” e o “Frankestein” Jacob Elordi são o casal protagonista Cathy e Heathcliff que foram criados juntos desde crianças e desenvolveram um apego e amor um com o outro. Por conta do temperamento de ambos e da falta de comunicação, Cathy acaba se casando com o vizinho milionário, despertando a fúria de Heathcliff e uma espiral de vingança baseado em amor, sexo, brutalidade e sadomasoquismo.

Se “Saltburn” fosse um DJ, esse seria seu remix. Tanto que basicamente os elogios são bem parecidos para ambos os filmes: uma cenografia impecável, fotografia de Linus Sandgren fantástica (a cena em que Heathcliff aparece em meio a névoa é sensacional) e uma ótima trilha sonora feita para a geração Z (fã ou hater?) por Anthony Willis, aliás, todos colaboradores costumeiros da diretora.

Na parte da história, também neste filme, parece que a intriga se sobrepõe ao romance e então vai depender muito do espectador verificar se a trama segue a essência do que ele esperava, até porque parece que o elenco não decidiu pra onde ir e as atuações ficam variando de energia, oscilando entre amor, desprezo, ódio e vingança, sem que haja uma naturalidade de transição. Talvez quem se destaque aí é Hong Chau de “Os Provocadores”, que faz a invejosa dama de companhia de Cathy.

Todavia, isso não tira a construção do que sucede no último ato com um belíssimo fechamento de arco onde direção e trilha se somam para emocionar até os mais resistentes.

O Morro dos Ventos Uivantes” é uma reimaginação muito envolvente com um desfecho lindo e triste que provavelmente será mal interpretada por muitos, mas que merece uma segunda chance.

Ficha Técnica:

Elenco:
Margot Robbie
Jacob Elordi
Hong Chau
Alison Oliver
Shazad Latif
Martin Clunes
Ewan Mitchell
Amy Morgan
Jessica Knappett
Charlotte Mellington
Owen Cooper
Vy Nguyen
Millie Kent

Direção:
Emerald Fennell

História e Roteiro:
Emerald Fennell

Produção:
Emerald Fennell
Rosie Goodwin
Margot Robbie

Fotografia:
Linus Sandgren

Trilha Sonora:
Anthony Willis

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.