Difícil de acreditar que o diretor Renny Harlin estourou na década de 90 com filmes como “Risco Total” com Stallone (filmaço) e “Duro de Matar 2” com Bruce Willis (o pior da série). O fato é que nos últimos anos ele parece só trabalhar com filmes B, tipo “Hércules”.
Esse terror em formato “found footage”, é uma espécie de “Bruxa de Blair” na neve. Uma equipe de estudantes vai à Rússia fazer um documentário sobre um incidente (real, diga-se de passagem) que resultou na morte de nove esquiadores ao norte dos montes Urais em 1959 na costa leste da montanha Kholat Syakhl cujo nome significa “Montanha dos Mortos”. É lógico que não vai sair coisa boa daí.
Os personagens obedecem aos requisitos do gênero: são atores desconhecidos, mas desenrolados que atendem bem às expectativas em todos os momentos. Pra quem fica enjoado com a movimentação da câmera em primeira pessoa, o diretor montou um esquema que simula a primeira pessoa, mas com equipamentos que firmam melhor e acabam por dar uma boa visibilidade, a qual só fica mais trêmula e rápida no último ato pelos óbvios propósitos dramáticos.
O que diferencia esta da maioria das produções do gênero e que geralmente são de medianas a sofríveis é a reviravolta no final, a qual é sinalizada sutilmente durante a narrativa e fica claro nos últimos minutos. Não fosse isso, pouco teríamos pra ver, pois até os efeitos especiais são duvidosos, parecendo aquele tipo de vídeo game em primeira pessoa.
“O Mistério da Passagem da Morte” dá dignidade a um gênero que dificilmente foge do lugar comum, o que não é muita coisa, mas vale para os fãs de terror passarem a vista.
Ficha Técnica
Elenco:
Holly Goss
Matt Stokoe
Luke Albright
Ryan Hawley
Gemma Atkinson
Nikolay Butenin
Direção:
Renny Harlin
Produção:
Bruce Anderson
Fotografia:
Denis Alarkon-Ramires