Uma pequena ilha porto-riquenha mingua após um tsunami que matou todas as crianças, pois se chocou contra a única escola que ficava de frente para o mar e desde então sua população vive em luto sendo consolada sem grandes avanços pelo Padre Douglas (“Trash: A Esperança Vem do Lixo”).
Quando o jovem Leo (Lucas Quintana, filho do diretor Julio Quintana) aparentemente ressuscita depois de morrer afogado, a população vê isso como um sinal. Mas nem Leo e nem o Padre entendem o que aconteceu e isso começa a desencadear fervorosos rompantes no vilarejo que podem provocar um desastre ainda maior.
Quintana e seu diretor de fotografia Santiago Benet Mari, filmam de ângulos obtusos que trazem a humanidade dos rostos das pessoas e toda sua complexidade com imagens contemplativas que se fundem com a trilha minimalista de Hanan Townshend e assim revezam entre a profunda paz e uma perturbadora tensão de que algo de ruim está sempre a espreita (há momentos que lembram o ótimo “Mãe!”).
A discussão sobre religião também é um ponto alto e permeia todos os seus aspectos, por exemplo, quando o padre mesmo desconfiado do “milagre” começa a comprar a idéia porque vê que isso mexeu com o imaginário das pessoas e, usar o fato a seu favor poderia ter uma consequência positiva, inclusive para arrebanhar mais fiéis. Ou ainda o ótimo monólogo que ele faz sobre a diferença entre uma tragédia e um milagre pode consistir em apenas o timing do evento.
Então chega o terceiro ato para desconstruir a narrativa e se torna o problema principal da obra. Ele fecha o arco de história como se toda a discussão tivesse sido jogada no lixo, usando um simbolismo que pouco se entende para tentar traduzir uma redenção (De quem? Porque?) como uma epifania sem causa.
Mesmo com uma roupagem singular e carismática, “O Mensageiro” termina tentando disfarçar seus erros narrativos debaixo do tapete da estética, mas dificilmente engana quem esperava uma história mais consistente.
Ficha Técnica
Elenco:
Lucas Quintana
Martin Sheen
Jacqueline Duprey
Aris Mejias
Hiram Delgado
Jorge Luis Ramos
Marian Pabon
Elia Enid Cadilla
Sunshine Logroño
Julio Ramos Velez
Leslie Van Zandt
Marisé Alvarez
Leonardo Castro
Eugenio Monclova
Direção:
Julio Quintana
Produção:
Marla Quintana
Fotografia:
Santiago Benet Mari
Trilha Sonora:
Hanan Townshend