“O Legado Bourne” é um spin-off, ou seja, uma expansão do universo da trilogia Bourne estrelada por Matt Damon. Tanto a premissa, quanto os dois primeiros atos não só não decepcionam como aparentam sim um novo fôlego. Ao invés dos eventos acontecerem antes ou depois da trilogia anterior, eles acontecem durante.
Enquanto as agências americanas promovem uma verdadeira caçada à Jason Bourne (Damon, que só aparece em fotos), eles também decidem eliminar todos os agentes do mesmo programa de Bourne e de programas semelhantes. E é aí que o agente Aaron Cross (Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro de “Os Vingadores”) aparece e escapa da tentativa de assassinato e então procura entender o seu verdadeiro propósito e desmascarar quem está por trás disso com a ajuda da Dra. Martha (Rachel Weisz de “A Casa dos Sonhos”, sempre linda aos 42 anos).
O espectador talvez fique incomodado em perceber que grande parte da empolgação na trama está mais na expectativa de se ter alguma notícia de Jason Bourne do que necessariamente do próprio protagonista Aaron Cross. E começa a brotar aquela sensação de que a produção não passa de um mero caça-níquel em cima das obras impecáveis do escritor Robert Ludlum. Sentimento este que mais tarde se revela certeiro.
Não que as cenas de ação e suspense sejam ruins. O diretor Tony Gilroy de “Duplicidade” até faz uma emulação das perfeitas cenas de ação da trilogia passada e consegue ser razoável pelo menos até o último ato. E é neste derradeiro ato que os realizadores jogam tudo por terra. O desfecho tem um total anti-climax, além de uma perseguição de moto que beira o sobrenatural e mais se assemelha às absurdas cenas dos improváveis filmes de 007 da década de 90.
Deixa a porta aberta para mais uma continuação, mas acaba de tal forma abruta como se desse um muxoxo ao público. É torcer para que Jason Bourne volte pra salva a pátria na quinta parte ou então para que ela nem exista.
Ficha Técnica
Elenco:
Jeremy Renner
Jeremy Norton
Rachel Weisz
Scott Glenn
Stacy Keach
Edward Norton
Donna Murphy
Joan Allen
Michael Chernus
Corey Stoll
Albert Finney
Dennis Boutsikaris
Oscar Isaac
David Strathairn
Corey Johnson
Jennifer Kim
Direção:
Tony Gilroy
Produção:
Patrick Crowley
Frank Marshall
Ben Smith
Jeffrey M. Weiner
Fotografia:
Robert Elswit
Trilha Sonora:
James Newton Howard