O Espião (“Fifty Dead Men Walking”, Inglaterra / Canadá, 2008)

[youtube vpyYHKw1Gq8]

Baseado numa história real, Jim Sturgees de “Território Restrito” é Martin, um irlandês morando em Belfast em plena época de conflitos entre o IRA e a polícia inglesa. De malandro vendedor de objetos roubados, ele é recrutado para o IRA, ao mesmo tempo que em é abordado pelo agente Fergus inglês (Ben Kingsley de “Expresso Transiberiano“) para servir de espião. Enquanto ele cada vez mais se identifica com as causas do IRA, Martin acaba desenvolvendo uma relação paterna com Fergus e também passa a ver com olhos mais críticos a violência que o conflito causa.

Num misto de drama, ação e suspense e no melhor estilo de “Donnie Brasco” ou “Os Infiltrados“, “O Espião” desenvolve muito bem o dilema que o protagonista passa, juntamente com toda a tensão envolvida caso ele seja descoberto. Sturgees brilha com um personagem muito bem lapidado cheio de princípios, mas também cheio de dúvidas de qual dos lados é o certo a ficar. A reconstituição de época misturando alguns discursos de figuras reais de ambos os lados do conflito ainda funciona como uma espécie de selo de qualidade.

O grande problema do roteiro está em seu final. Ou em seu início. Explico: como uma técnica cada vez mais comum de narrativa, o filme é introduzido com uma cena, digamos, crucial, e depois volta alguns anos para que a história se desenvolva até aquele momento. Só que quando chega lá, o roteirista parece ter perdido a idéia e daí resulta num desfecho um tanto vazio. Como um cachorro correndo atrás de um carro e quando o carro pára, o cachorro não sabe o que fazer além de latir.

Fora isso, “O Espião“, cujos fatos são narrados no livro homônimo escrito pelo próprio e verdadeiro Martin McGartland, é uma produção de altíssima qualidade é agrega valor a cinegrafia de qualquer um.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jim Sturgess
Ben Kingsley
Kevin Zegers
Natalie Press
Rose McGowan

Direção:
Kari Skogland

Produção:
Stephen Hegyes
Peter LaTerriere
Shawn Williamson

Fotografia:
Jonathan Freeman

Trilha Sonora:
Ben Mink

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram