É baseado no livro investigativo de Charles Graeber sobre o caso do enfermeiro Charles Cullen que após passagem por vários hospitais, entra no hospital onde conhece a colega Amy, a qual começa a desconfiar que Cullen possa estar fazendo alguma coisa errada após a morte suspeita de um paciente.
Como o caso aconteceu na década de 2000, talvez muita gente lembre, mas o próprio trailer não deixa muitas dúvidas sobre o que está acontecendo. Daí vem a ótima abordagem do roteiro em focar em Amy e deixá-la como o alter ego do espectador e também permitir a desconfiança brotar gradativamente, mesmo com a certeza na mão.
Mais que isso: o desenrolar dos fatos acaba colocando o caso num patamar muito superior a um simples suspense de assassinato, coisa que o público vai ver logo antes dos créditos finais.
Jessica Chastain premiada por “Os Olhos de Tammy Faye” está corretíssima num papel mundano, mas que exige todo um preparo psicológico. Entretanto é Eddie Redmayne da franquia “Animais Fantásticos” que faz toda a diferença e rouba todas as cenas: cada movimento de seu personagem parece calculado pelo ator para causar o máximo de impacto possível. Indo de naturalidade, bondade à frieza, nada é inconsistente e tudo agrega para construir uma personalidade tão complexa quanto verdadeira.
Chega a ser chocante que o clímax seja um mero diálogo que é assustadoramente tranquilo. O diretor dinamarquês Tobias Lindholm soube usar a estética do suspense dramático para compensar a falta de ação, provocando cenas incômodas como a logo de início onde um paciente morrendo tenta ser ressuscitado, enquanto a câmera foca o rosto preocupado de Cullen por mais tempo do que poderia, causando um excelente desconforto que vai permeando toda a abordagem narrativa.
“O Enfermeiro da Noite” surpreende pela escala que atinge mesmo sendo um thriller minimalista que conta como trunfo um Eddie Redmayne muito acima da régua.
Ficha Técnica:
Elenco:
Eddie Redmayne
Jessica Chastain
Joseph Fugelo
Judith Delgado
Jesus-Papoleto Melendez
Myra Lucretia Taylor
Marcia Jean Kurtz
Devyn McDowell
Alix West Lefler
Ajay Naidu
Nnamdi Asomugha
Noah Emmerich
Navya La Shay
Kim Dickens
David Lavine
Bruce MacVittie
Direção:
Tobias Lindholm
História e Roteiro:
Krysty Wilson-Cairns
Produção:
Darren Aronofsky
Scott Franklin
Michael Jackman
Fotografia:
Jody Lee Lipes
Trilha Sonora:
Biosphere