Esse é um ótimo exemplo de como um diretor consegue dar um tom próprio a um filme no limite capaz até de alterar seu subgênero.
A história começa com Henry (Sean Harris de “O Ritual”) viajando de ônibus para outro Estado da Austrália e daí conhece aparentemente por acaso uma pessoa que o apresenta para uma rede de traficantes e lá ele acaba se tornando parceiro de Mark (Joel Edgerton que já trabalhou com Harris em “A Lenda do Cavaleiro Verde”).
A amizade entre os dois vai se aprofundando, mas nenhum deles é quem diz ser. A trajetória dos dois personagens é inversa: enquanto Henry vai se sentindo cada vez mais confortável, inclusive com seu passado misterioso, Mark começa a sofrer burnout numa posição impossível de sair, além dos conflitos internos perante a nova amizade.
O que poderia ser um suspense policial ou dramático, passa a ter ornamentos de puro terror nas mãos do cineasta e ator Thomas M. Wright em seu segundo longa-metragem, mas experiente em atuação como no filme “A Teia”.
Primeiramente ele pega closes sempre incômodos para os personagens como se houvesse alguma força oculta os observando. Daí ele alia isso com uma trilha sonora pesadíssima feita por Oliver Coates, do premiado “Aftersun”, como uma catástrofe estivesse sempre perto de acontecer, gerando um pico de tensão constante.
Finalmente, ele mostra uma técnica de edição abruta muito parecida com as utilizadas para gerar humor em redes sociais como Tik Tok e Instagram, só que misturada com a fotografia, efeitos sonoros e a própria trilha, causa sobressaltos como um pequeno susto em filmes de terror.
Por sua vez, a história vai se desenrolando e lá pela metade do filme é que sentimos a porrada do contexto que a trama toma e os motivos de tanto resguardo por parte de determinados personagens. A química entre Harris e Edgerton é um dos pilares do filme que se mostra semelhante a filmes de gangster, mas ao mesmo tempo esconde o terrível contexto já citado (sem spoilers).
“O Desconhecido” é um exercício de estilo em cima de uma pesada e muito bem escrita trama que deve mexer com os sentidos dos espectadores. Peculiar e recomendado! Detalhe: baseado em eventos reais.
Ficha Técnica:
Elenco:
Joel Edgerton
Sean Harris
Jada Alberts
Cormac Wright
Steve Mouzakis
Matthew Sunderland
Direção:
Thomas M. Wright
História e Roteiro:
Thomas M. Wright
Produção:
Iain Canning
Joel Edgerton
Rachel Gardner
Kim Hodgert
Kerry Kohansky-Roberts
Emile Sherman
Fotografia:
Sam Chiplin
Trilha Sonora:
Oliver Coates