Incrível como uma improvável história real foi contada de um jeito tão morno. Na década de 80 dois jovens formaram um fundo de investimento com um esquema de pirâmide e quando tudo desmoronou, as consequências foram mortais.
O diretor James Cox começa bem a narrativa mostrando a dupla de protagonistas Ansel Elgort (“Amor Sublime Amor”) e Taron Egerton (“Tetris”) respectivamente como Joe e Dean e as diferenças entre seus personagens, que no fim das contas, é o que permeia a essência da trama, vista a relação entre eles.
Até a metade, esse misto de dinâmica de filmagem do diretor James Cox com a narrativa em off de Dean já prevendo o pesadelo adiante, capta a atenção do espectador.
A partir de então, dois problemas acontecem: o primeiro é que o roteiro não consegue explicar decentemente o esquema e, portanto, como o esquema deu errado, limitando-se a simplesmente fazerem os personagens falarem que estão sem dinheiro e buscarem mais.
O segundo problema é que, quanto mais o desastre vai se construindo, menos força o diretor dá ao ritmo. É como se justo quando as coisas esquentam, o filme tomasse um chá de camomila para acalmar o espectador.
A tensão vai sendo substituída por uma narração monocórdica e cenas brandas, com conflitos artificiais até chegar a um desfecho sonolento.
Personagens chave como o estelionatário vivido por Kevin Spacey (“Virei um Gato”) no modo estereotipado; ou o interesse amoroso de Joe vivido por Emma Roberts (“Amor em Little Italy”) quase não fazem diferença. O diretor dá destaques esquisitos a eventos que pouco agregam, mirando sempre fora do gol.
“Clube dos Meninos Bilionários” é chato e fica inconcebível, principalmente se pesquisarmos a história real que foi muito mais chocante do que se mostra.
Curiosidades:
- Refilmagem de “Clube da Morte” de 1987. O protagonista era Judd Nelson. Aqui ele faz uma participação como pai do protagonista.
- Muitos nomes foram trocados para dar privacidade aos envolvidos.
- Foi filmado na época em que Kevin Spacey estava sendo acusado de estupro, ms o diretor não cortou o seu papel, tal qual foi feito em “Todo o Dinheiro do Mundo”.
- Um dos produtores é Cassian Elwes. Seu irmão Cary Elwes (“Rebel Moon”) faz uma rápida participação como Andy Warhol.
Ficha Técnica:
Elenco:
Ansel Elgort
Kevin Spacey
Taron Egerton
Emma Roberts
Ryan Rottman
Jeremy Irvine
Thomas Cocquerel
Bokeem Woodbine
Suki Waterhouse
Billie Lourd
Judd Nelson
Wayne Pére
Steven Sean Garland
Rosanna Arquette
Cary Elwes
Direção:
James Cox
História e Roteiro:
James Cox
Captain Mauzner
Produção:
Cassian Elwes
Christopher Lemole
Holly Wiersma
Tim Zajaros
Fotografia:
J. Michael Muro
Trilha Sonora:
Joel J. Richard





