O que acontece quando o pior sequestrador do mundo sequestra a pior sequestrada do mundo? A gente vê por aqui.
Luke Evans de “Mistério no Mediterrâneo” é Lewis, o sequestrador. Kelly Reilly de “A Noite das Bruxas” é Cathy, a sequestrada. O apelo do filme está no fato de que o sequestro acontece sem que o espectador saiba nada da vida de ambos, isto é, não se sabe se Lewis é mal ou se tem algum propósito mais nobre, ou se Cathy é apenas uma vítima ou se tem culpa no cartório de alguma coisa.
As duas linhas dramáticas têm graves problemas. A primeira é tecnicamente o sequestro em si: a maneira que ele executa é desleixada e seria impossível que não houvesse câmeras de segurança que prevenisse o ato. O cativeiro foi feito com tanto cuidado e, ainda assim não há nenhuma câmera de vigilância (apesar de haver aparentemente um microfone). É claro que essa série de erros infantis vai gerar problemas para o personagem.
Esses problemas só não são maiores porque Cathy também não ajuda. Ela tem ao longo do filme umas 2 ou 3 chances de matar ou imobilizar Lewis, mas sempre o deixa para que mais tarde seja pega novamente. Assim, acaba havendo uma batalha de quem é pior naquilo que se presta.
Chegamos na outra linha dramática que deveria ser a melhor que é conhecer quem é quem na fila do pão. Apesar de algumas poucas surpresas – uma em particular muito boa – o filme entrega cedo o contexto e ainda no fim do primeiro ato já dá para se ter uma idéia do que aconteceu para se chegar naquela situação.
Se bem que o roteiro falha em explicar como Lewis tem tanta certeza de alguns fatos. O desfecho vai bem até a parte que inexplicavelmente o portão da garagem resolve a parada sem nem tocar direito no personagem e nem chegamos a ver os demais desdobramentos.
“O Cativeiro” foi feito nas coxas, mesmo com uma premissa interessante, como se ninguém quisesse se dar ao trabalho de desenvolver um pouquinho melhor as situações e pensarem o mínimo nos detalhes que fariam toda a diferença. Deu no que deu.
Ficha Técnica:
Elenco:
Kelly Reilly
Luke Evans
Direção:
Suzi Ewing
História e Roteiro:
Noel Clarke
Suzi Ewing
Produção:
Noel Clarke
Jason Maza
Maggie Monteith
Fotografia:
Aaron Reid
Trilha Sonora:
Christopher Holmes