O Bom Bandido (“Roofman”)

É baseado numa história real em 2004 de um assaltante que descobriu o modus operandi do McDonalds e fez quase 50 roubos antes de ser preso. Logo depois que fugiu da cadeia, passou meses escondido numa estrutura que ficava dentro de uma loja de brinquedos.

O ladrão Jeffrey Manchester é interpretado pelo carismático Channing Tatum de “Pisque Duas Vezes”. O ponto principal de roteiro é a educação dele em todo assalto que executa e como a sua cabeça funciona. Mas a trama e o dilema de Jeff acontecem quando ele se apaixona pela funcionária da loja de brinquedos Leigh (Kirsten Dunst de “Guerra Civil”) e que sofre junto com os demais funcionários constantes assédios morais do chefe Mitch (“Viciados em Amor”).

O diretor e roteirista Derek Cianfrance de “A Luz Entre Oceanos” acertou em cheio em inserir a dose equilibrada de humor nesse drama e ao escalar Tatum, conseguiu exatamente transpor essa dosagem para a narrativa, já que o protagonista é sério – talvez um dos grandes papéis do ator – mas seu jeito de lidar com as situações não deixa de ser cômico.

Se o protagonista brilha, o diretor – muito bem quisto nas rodas de Hollywood – se dispôs de um ótimo elenco que mesmo com papéis pequenos, conseguiu extrair o máximo e deixar a sua marca.

O desfecho é um pouco previsível, mas não deixa de ser simbólico e os créditos finais com as fotos do verdadeiro Jeffrey e as entrevistas da época são excelentes para se comparar filme e fato.

O Bom Bandido” é intimista na medida certa, impõe respeito e emoção com belas atuações e história intrigante.

Curiosidades:

  • A maior diferença entre filme e a realidade é que a estrutura que Jeff ficou escondido foi só nas primeiras semanas. Depois ele fez um buraco na parede para uma loja de eletrônicos (Radioshack, muito famosa nas décadas de 80 e 90, mas já em declínio na época) que estava abandonada e ficava ao fundo e se escondeu por lá.
  • O motorista de caminhão que sem querer leva Jeff para fora da prisão em 2004 é o mesmo do filme.
  • Vários dos policiais que participam da perseguição no filme foram o mesmo que o perseguiram em 2004 com exceção da chefe de polícia que foi interpretada por uma atriz Molly Price. A verdadeira chefe de polícia faz uma participação especial como a ruiva no jantar de solteiros que Jeff participa numa cena.
  • Para criar o roteiro, o diretor Derek Cianfrance entrevistou Jeffrey Manchester em visitas regulares durante 4 anos.
  • A franquia de loja de brinquedos Toys’r’Us também era muito famosa nos EUA, fechou as suas portas em 2018, mas ainda tem lojas no Canadá.
  • O pastor interpretado por Ben Mendelsohn (“Andor”) faz uma participação como o dono da loja de penhores.
  • Piada interna: o Jeff se cerca de produtos e brinquedos do Homem-Aranha, sendo que seu interesse amoroso, interpretado por Kristen Dust foi o interesse amoros de Peter Parker na trilogia de “O Homem-Aranha” de Sam Raimi.

Ficha Técnica:

Elenco:
Channing Tatum
Kirsten Dunst
Peter Dinklage
Emory Cohen
LaKeith Stanfield
Juno Temple
Tony Revolori
Kirana Kuic
Gabriella Cila
Alissa Marie Pearson
Melonie Diaz
Molly Price
Javier Molina
Erika Jackson

Direção:
Derek Cianfrance

História e Roteiro:
Derek Cianfrance
Kirt Gunn

Produção:
Lynette Howell Taylor
Duncan Montgomery
Alex Orlovsky
Chris Parker
executive producer
Jamie Patricof
Dylan Sellers

Fotografia:
Andrij Parekh

Trilha Sonora:
Christopher Bear

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − dois =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.