O Beijo da Mulher Aranha (“The Kiss of the Spider Woman”)

É uma adaptação do livro homônimo de Manuel Puig de 1976 que já teve sua transposição para a tela de cinema em 1985 pelo premiado diretor Hector Babenco e que, inclusive, teve a nossa estrela brasileiríssima Sonia Braga.

Confesso que não vi a produção de Babenco, mas essa nova adaptação com J-Lo (“Atlas”) como a Mulher Aranha e dirigida por Bill Condon de “A Grande Mentira” é muito ruim num nível que mostra que nem tudo se pode transformar em um musical.

O filme se passa quase todo dentro de uma cela em meio à ditadura da Argentina que ocorreu entre 1976 e 1983 sendo chamada de “Processo de Organização Nacional”. Nessa cela, o professor revolucionário Valentin (Diego Luna da recente e sensacional série “Andor”) encontra o homossexual Luis (o modelo, cantor, ator e ativista conhecido como Tonatiuh) e, após um certo estranhamento, Luis passa a lhe contar sobre um filme em sua cabeça com a estrela Aurora (Lopez) e daí começam números musicais no filme dentro do filme que começam a fazer um paralelo com a própria situação dos dois presidiários.

Os números musicais começam vem e vão se tornando repetitivos, mas não agregam em absolutamente nada na jornada emocional da dupla de protagonistas, mesmo com as óbvias analogias entre os personagens. A personagem de Jennifer Lopez é tão irrelevante para o resultado, que se fosse substituída totalmente ou no meio do caminho por Chistina Aguilera, Taylor Swift ou similares, pouco iria mudar.

A tal “virada” da dupla de prisioneiros lá pelo fim do segundo ato é tão absurda, além de não haver construção nenhuma para os acontecimentos, a não ser a tal história do filme contada por Luís. A partir daí o roteiro sai dos trilhos num vale tudo maluco e injustificável com um desfecho patético e risível.

O Beijo da Mulher Aranha” é o que acontece quando um roteiro não sabe construir personagens e parece ter se preocupado mais em fazer números musicais bonitinhos do que contar uma história.

Ficha Técnica:

Elenco:
Diego Luna
Tonatiuh
Jennifer Lopez
Bruno Bichir
Josefina Scaglione
Aline Mayagoitia
Lucila Gandolfo

Direção:
Bill Condon

História e Roteiro:
Bill Condon

Produção:
Barry Josephson
Tom Kirdahy
Santiago López Rodríguez
Hernán Musaluppi
Diego Robino
Lilia Scenna
Greg Yolen

Fotografia:
Tobias A. Schliessler

Trilha Sonora:
Sam Davis
John Kander

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − quatro =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.