O Bastardo (“Basterden”)

Se ainda havia alguma dúvida do talento do ator dinamarquês Mads Mikkelsen de “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, esta produção mostra de uma vez por todas o “monstro” da atuação que ele é, no papel da figura histórica verídica Ludvig Kahlen, explorador que primeiro cultivou a infértil terra de Jutlândia na Dinamarca, enfrentando uma série de desafios, desde ciganos ladrões, até os próprios latifundiários ricos que fizeram de tudo para expulsá-lo.

O diretor Nikolaj Arcel de “A Torre Negra” se vale de uma série de licenças poéticas para tornar a história mais atraente, indo de triângulos amorosos a todo tipo de má sorte ou conspiração, colocando o protagonista sempre em posição delicada ou de perigo.

Até a metade do filme, ele parece seguir engessado com os clichês previsíveis, mas a partir de então, o roteiro parece se soltar das correntes da burocracia e passa a ousar – dentro do contexto, é claro – e leva o espectador a caminhos interessantes e peculiares.

Mads Mikkelsen domina o filme inteiro com poucas palavras, mas um olhar que diz tudo. Melhor ainda, que seu personagem, apesar de ser o herói por assim dizer, está longe de ser um homem bom e é justamente esse arco que é contado, mais do que o tema das terras em si. Sua evolução no personagem é digna de prêmios com um desfecho melancólico e redentor onde todos os seus propósitos são revistos.

A fotografia é outro ponto alto com Rasmus Videbæk aproveitando cada centímetro da aridez que se combina com a floresta na Escandinávia, produzindo belas tomadas e ótimos cenários para a ação.

O Bastardo” cresce para se tornar uma jornada de redenção que vai dispensando os clichês ao longo da narrativa para se tornar um produto original, bem dirigido e brilhantemente atuado.

Curiosidades:

  • O filme é baseado na obra “O Capitão e Ann Barbara” de Ida Jessen que é baseado vagamente na verdadeira história do Capitão Ludvig Kahlen.
  • O filme vai de 1755 a 1763 durante o reinado de Frederik 5.

Ficha Técnica:

Elenco:
Mads Mikkelsen
Amanda Collin
Simon Bennebjerg
Kristine Kujath Thorp
Gustav Lindh
Morten Hee Andersen
Jacob Lohmann
Magnus Krepper
Felix Kramer

Direção:
Nikolaj Arcel

História e Roteiro:
Nikolaj Arcel
Anders Thomas Jensen
Ida Jessen

Produção:
Louise Vesth

Fotografia:
Rasmus Videbæk

Trilha Sonora:
Dan Romer

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.