A Apple, quem diria, entra no jogo do streaming pra bater de frente com outros gigantes como Netflix, Disney+, HBO, Hulu, entre outros, e começa bem com esse filme original, baseado numa história real.
O Falcão e Nick Fury se juntam, ou melhor, Anthony Mackie e Samuel L. Jackson são Bernard e Joe respectivamente e se juntam na década de 60 para um ambicioso negócio imobiliário ainda numa época onde o negro não tinha vez quando o assunto era ganhar muito dinheiro. Tudo ia muito bem, até que decidiram ir para o Texas (o Estado mais racista dos EUA) expandir seus negócios e contrataram Matt (Nicholas Hoult de “A Batalha das Correntes”) e daí as coisas começam a complicar.
O cineasta George Nolfi de “A Origem do Dragão” soube como ambientar tecnicamente e psicologicamente os personagens nessa estranha transição que passava os EUA pré morte de Martin Luther King e, mais do que isso, estabeleceu muito bem os limites dos valores entre raça e dinheiro e como dependendo do lado da sociedade, eles valorizavam mais um valor do que outro.
Outro mérito do roteiro é explicar como funciona o básico dos sistemas imobiliário e bancário de forma didática para que o espectador consiga acompanhar os desdobramentos sem tropeçar em termos técnicos.
Mackie e Jackson emprestam as suas personas conhecidas para seus personagens e funciona muito bem, enquanto Hoult sai de papéis mais idealistas para viver o inseguro Matt e Nia Long de “Medo Profundo 2” está um doce como a esposa de Bernard.
“O Banqueiro” pode até ser burocrático em alguns momentos, mas está corretíssimo na condução dos fatos e elenco, extraindo o seu melhor e finalizando mais do que satisfatório para quem está dentro e fora da tela.
Ficha Técnica
Elenco:
Anthony Mackie
Samuel L. Jackson
Nicholas Hoult
Nia Long
Colm Meaney
Taylor Black
Jessie T. Usher
Michael Harney
Paul Ben-Victor
Gregory Alan Williams
James DuMont
Rhoda Griffis
Chris Gann
David Maldonado
Crystal Coney
Direção:
George Nolfi
Produção:
Nnamdi Asomugha
Jonathan T. Baker
Brad Feinstein
Anthony Mackie
George Nolfi
David Lewis Smith
Joel Viertel
Fotografia:
Charlotte Bruus Christensen
Trilha Sonora:
H. Scott Salinas