[youtube 6eJ4EiX0NnM]
Um dos primeiros títulos de filme que praticamente é o plot do mesmo. Mas desde já é um dos melhores westerns dramáticos de todos os tempos. Baseado em fatos reais, mostra a relação de Jesse James (Brad Pitt de “Tróia“) com seu bando após seu último assalto. E do bando se destaca o ainda jovem Robert Ford (Casey Affleck de “Medo da Verdade“), o qual tem James como seu ídolo no início do relacionamento, porém que começa a mudar sua opinião, seja por inveja, ciúme ou até mesmo medo.
O que mais chama atenção no roteiro é que apesar da mitificação de Jesse James como bandido-herói, ele mostra o protagonista como alguém a beira do desequilíbrio, mesquinho e traiçoeiro, mas ao mesmo tempo consciente de seus defeitos e em busca de mudança. E como sua mitificação foi tão forte que consegue convencer a todos, inclusive seu algoz, que James era um herói ao invés de apenas um assaltante. E falando em algoz, Casey Affleck rouba o filme em toda cena que participa. E olha que Brad Pitt e todos os outros coadjuvantes atuam em uníssono.
Como se não bastasse uma história fascinante, todos os seus 160 minutos são justificáveis com a intrincada relação entre seus personagens. E pra fechar com chave de ouro, uma das mais belas fotografias de 2007, só perdendo o Oscar para “Sangue Negro“. É filme para se ver, ouvir e sentir.
Nota 9,5
Ficha Técnica
Elenco:
Brad Pitt
Mary-Louise Parker
Casey Affleck
Sam Rockwell
Jeremy Renner
Sam Shepard
Ted Levine
Zooey Deschanel
Paul Schneider
Direção:
Andrew Dominik
Produção:
Jules Daly
Dede Gardner
Brad Pitt
Ridley Scott
David Valdes
Fotografia:
Roger Deakins
Trilha Sonora:
Nick Cave
Warren Ellis