[youtube 1-0IBGWxxfc]
São poucos os filmes de romance que mostram a vida inteira dos personagens (“Diário de uma Paixão” é quase um exemplo). Mas o diretor Mike Newell mal saiu de seu “Harry Potter e o Cálice de Ouro” e já pegou esse desafio pelos dentes com um bom resultado.
Javier Bardem (de “Mar Aberto“) é Florentino Ariza, um telegrafista que passa sua vida inteira em devoção à sua amada Fermina Daza (“O Último Beijo“) enquanto a vê se casando com outro homem. Ao mesmo tempo ele deve cuidar de sua mãe (a nossa Fernanda Montenegro) e descobrir o que os prazeres da carne reservam para ele.
É um daqueles desfechos tão agradáveis que ofuscam alguns deslizes no roteiro, principalmente quanto a algumas reações equivocadas de personagens em certos momentos. Também tem uma belíssima fotografia e trilha sonora afiada com o clima.
Mas, sem querer ser nacionalista, o destaque vai para Fernanda Montenegro, cuja participação visceral é maior e melhor que Rodrigo Santoro em toda sua carreira em Hollywood (sem querer menosprezá-lo, é claro). É a melhor atuação do filme e olha que a produção conta com um timaço de atores e atrizes. Só por isso já valeria a pena assistir.
Nota 7
Ficha Técnica
Elenco:
Javier Bardem
Giovanna Mezzogiorno
Benjamin Bratt
Fernanda Montenegro
Catalina Sandino Moreno
Hector Elizondo
Laura Harring
John Leguizamo
Liev Schreiber
Ana Claudia Talancón
Direção:
Mike Newell
Produção:
Scott Steindorff
Fotografia:
Affonso Beato
Trilha Sonora:
Antônio Pinto