Um trailer sempre tenta mostrar o filme melhor do que ele é, já que procura coletar as melhores partes no limite de atrair a atenção do espectador. O caso de “Novidades no Amor” é o inverso. O comercial mostra Catherine Zeta-Jones (“Sem Reservas“) atuando de forma caricata no pior dos sentidos, como uma balzaquiana que após seu divórcio encontra um jovem (Justin Bartha, o noivo de “Se Beber Não Case“), envolve-se com ele e, juntos, passam por várias situações pseudo engraçadas por conta da diferença de idade.
Para minha surpresa, o filme é muito melhor. Sandy (Zeta-Jones) é uma mulher que por conta do divórcio se muda pra cidade grande e sofre com a vida corrida e a falta de expectativas de trabalho por conta da sua idade. Ela contrata Aram (Bartha), um judeu recém formado para ser babá de seus filhos quando encontra um simples emprego numa grande emissora. E a partir daí o relacionamento se desenvolve muito mais como um romance maduro do que como uma comédia.
Muito mais do que as situações em si, o filme sabe explorar as próprias dificuldades que atingem tanto a juventude quando a maturidade. Ao invés de uma comédia romântica, poderia se dizer que “Novidades no Amor” é um romance bem humorado.
Ao contrário do trailer, Zeta-Jones está contida, só deslizando vez ou outra e fica na mesma sintonia de Bartha, o qual também parece ter encontrado o compasso que o diretor Bart Freundlich (“Totalmente Apaixonados“) quis imprimir à narrativa. O roteiro é bastante coerente e consegue dar um desfecho sutil, nada adocicado, mas bastante positivo.
Acaba que essa produção talvez seja a melhor, ou pelo menos a mais realista no que tange a um romance entre um jovem e uma mulher sensivelmente mais velha, deixando na poeira bobagens como “Mais do que Você Imagina“, sendo ainda melhor que o razoável “Terapia do Amor” de 2005. Uma ótima oportunidade de marcar pontos com a patroa (como dizia nosso leitor, Clayton) com algo que realmente vale a pena.
[rating:4]
Ficha Técnica
Elenco:
Catherine Zeta-Jones
Justin Bartha
Megan Byrne
Eliza Callahan
Andrew Cherry
Jake Cherry
Direção:
Bart Freundlich
Produção:
Bart Freundlich
Mark Gill
Robert Katz
Tim Perell
Fotografia:
Jonathan Freeman