Nouvelle Vague

O diretor Richard Linklater de “Assassino Por Acaso” fez um filmaço para um público muito nichado, pois trata de um tema bem específico. O movimento francês Nouvelle Vague e como o icônico cineasta Jean-Luc Godard se inseriu nesse contexto ao mesmo tempo como produto, motor e radicalização dessa onda.

A Nouvelle Vague (Nova Onda) foi um movimento do cinema francês que surgiu no fim dos anos 1950 e início dos 1960, rompendo de forma radical com o cinema tradicional da época — especialmente com o chamado cinéma de qualité, marcado por produções literárias, estúdios fechados e narrativa clássica. Assim, só cinéfilos ou estudiosos terão uma compreensão abrangente de toda a riqueza que esse filme traz.

O filme de Linklater trata de como foi feita a produção de “Acossado” em 1960 dirigido por Godard (Guillaume Marbeck), explode qualquer noção clássica de cinema através de uso revolucionário dos “jump cuts”, narrativa aparentemente improvisada, personagens que citam filosofia, cinema e cultura pop e quebra constante da ilusão cinematográfica (olhares para a câmera, diálogos metalinguísticos).

Quase todo o elenco é desconhecido a exceção de Zoey Deutch (“Jurado Nº 2”) que faz a atriz Jean Seberg que faz par com o protagonista Jean-Paul Belmondo (Aubry Dullin).

Chama atenção que o diretor conseguiu filmar em preto e branco nos mesmos padrões que o próprio filme “Acossado” e ainda contando com um design de produção para a impecável reconstituição de época da França nos anos 50/60.

O humor é fino e a dinâmica do elenco com seus personagens agrega bastante em termos de leveza para que a história tenha o nível de comédia no ponto de não descambar para a sátira e tampouco para o drama.

Nouvelle Vague” é uma obra pensada por e para os apaixonados pelo cinema que vão reviver o movimento francês nessa nova abordagem, mas que, por outro lado, foge do âmbito comercial – o que está longe de ser uma má notícia.

Curiosidade:

  • No fim do filme o produtor pede encarecidamente à Jean-Luc Godard para que “Acossado” tenha no máximo 90 minutos. “Acossado” tem exatamente 90 minutos.
  • Primeiro filme de Richard Linklater numa língua não inglesa.
  • Zoey Deutch tinha quase 10 anos a mais que sua personagem na época das filmagens.

Ficha Técnica:

Elenco:
Guillaume Marbeck
Jean-Luc Godard
Zoey Deutch
Aubry Dullin
Adrien Rouyard
Antoine Besson
Jodie Ruth-Forest
Bruno Dreyfürst
Benjamin Clery
Pauline Belle
Blaise Pettebone
Paolo Luka-Noé
Jade Phan-Gia

Direção:
Richard Linklater

História e Roteiro:
Holly Gent
Vincent Palmo Jr.
Michèle Pétin
Laetitia Masson

Produção:
Laurent Pétin
Michèle Pétin

Fotografia:
David Chambille

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.