Morto Não Fala

Taí um filme direto ao ponto: Daniel de Oliveira, que já interpretou nosso querido Cazuza em sua cinebiografia, é Stênio que fala com mortos e, coincidência ou não, trabalha no IML, recebendo cadáveres. Quando um dos cadáveres é um conhecido dele e revela que sua esposa Odete (Fabiula Nascimento de “O Nome da Morte”) o está traindo, ele arma um plano de vingança, mas mal sabe que os mortos também têm um plano para ele.

A primeira boa sacada do roteiro foi não precisar explicar de onde veio o dom do protagonista, isto é, já impõe que simplesmente já é assim e investe o tempo de projeção na trama principal. A segunda foi a simplicidade com o que isso acontece, dispensando efeitos especiais mirabolantes e simplesmente colocando o(a) artista que interpreta o cadáver para falar com uma ótima maquiagem.

Lógico que ao longo do filme o espectador sente um pouco a falta de orçamento para os efeitos especiais, mas o cineasta Dennilson Ramalho consegue na maior parte das vezes ser criativo o suficiente para achar boas soluções de cenas tensas sem passar vergonha pela falta de grana para a produção.

O destaque mesmo vai para a história que consegue falar para todos os públicos e ao mesmo tempo traz o terror para um contexto muito brasileiro, explorando a nossa conhecida violência urbana e outras nuances regionais sem perder a universalidade do tema.

Se Daniel de Oliveira está no mínimo correto, Fabiula Nascimento está ótima como antagonista e também com destaque para Bianca Comparato de “Somos Tão Jovens” que interpreta a casta Lara que toma conta dos filhos de Stenio e que faz uma guinada de interpretação no último ato que é quando entendemos sua ótima performance.

O desfecho não deixa de ser interessante porque traz uma certa subjetividade sem necessariamente ser definitivo, o que o torna bastante original e fugindo dos lugares comuns do gênero.

Morto Não Fala” é uma excelente surpresa brasileira que consegue entender o terror em sua forma universal, trazendo uma história muito boa e conseguindo executá-la com êxito e originalidade.

Ficha Técnica

Elenco:
Daniel de Oliveira
Fabiula Nascimento
Bianca Comparato
Marcos Kligman
Annalara Prates
Marco Ricca

Direção:
Dennison Ramalho

Produção:
Nora Goulard

Fotografia:
André Faccioli

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram